NOTÍCIAS Ver Todas

As indústrias madeireiras da região Noroeste intensificam os planos de ação em combate a pandemia do Covid-19

Data: Quinta-feira, 02/07/2020 16:35
Fonte: Assessoria do SIMNO
Com o apoio do SIMNO e CIPEM, as indústrias da região Noroeste filiadas ao sindicato intensificaram ainda mais suas ações em combate a pandemia através de medidas restritivas como a imposição de distanciamento mínimo, fornecimento de máscaras e disponibilidade de álcool em gel (70%) a todos os colaboradores e clientes. Esta ação já vem sendo desenvolvida desde o início da pandemia e no dia (24/06) com a publicação de um novo Decreto Estadual publicado em uma Edição Extra do Diário Oficial que visa a quarentena em todo estado de Mato Grosso, o setor de base florestal da região noroeste decidiu reforçar ainda mais essa ação.
 
A entrega de máscaras ainda continua e se for necessário por mais demanda, novas parcerias serão realizadas para suprir a mesma.
 
“Esta é uma ação de iniciativa do CIPEM e que foi abraçada por todos os sindicatos de base florestal no Estado de Mato Grosso e que veio em boa hora, pois com esta Pandemia instalada globalmente, é essencialdesenvolver ações com o objetivo de proteger empregando o ambiente de trabalho com a segurança devida, com medidas prevencionistas como: distanciamento, uso de álcool em gel (70%) e também das máscaras disponibilizadas pelo CIPEM ao nosso setor, além do diálogo orientativo alertando sobre os cuidados com a higienização das mãos. Estamos trabalhando constantemente levando essas orientações focando a redução da epidemia, tão importante quando realizar a ações é o formalizar o registro de toda e qualquer iniciativa do empreendedor que possa agregar ainda mais essa segurança” disse o Presidente do Sindicato Sr. Roberto Rios Lima.
 
As indústrias da base florestal estão desde março preocupadas com as rotinas de seus colaboradores, não somente em seu ambiente de trabalho, mas também em suas residências no convívio familiar e dessa forma, investiu em informativos e campanhas orientativas sobre a importância do cumprimento das ações de prevenções e combate ao covid-19.
 
A empresa MADEIRAS ZORTEA LTDA, associada ao SIMNO, localizada no Município de Juruena adotou uma excelente iniciativa de monitorar diariamente a temperatura de seus colaboradores.
 
Vanessa R. Túrela, ressaltou a importância de oferecer condições adequadas para fortalecer a prevenção aos colaboradores, onde sua empresa vem cumprindo com as exigências da Organização Mundial de Saúde (O.M.S), desde o início das medidas de segurança publicadas, quando surgiram os primeiros casos do Coronavírus,  sendo ofertado álcool em gel (70%) para esterilização das mãos, máscaras faciais, copos descartáveis, agua sanitária para desinfecção dos maquinários a cada início e final de expediente, além disso, a empresa passou a fazer aferição da temperatura dos colaboradores pelo menos duas vezes ao dia, onde no caso de alguma variação de temperatura, o funcionário é encaminhado ao escritório da empresa e posteriormente a uma unidade de saúde, também foram feitas campanhas preventivas através de banners e panfletos e a conscientização do distanciamento entre as pessoas. 
 
Entretanto, uma questão ainda preocupante, é quanto ao comportamento social dos colaboradores fora do horário de expediente, pois, dentro do perímetro da fábrica as normas são rigorosamente cumpridas como manda o protocolo, porém os cuidados com a saúde colaborador na sociedade é de sua responsabilidade, ainda que, a conscientização é realizada internamente com eficácia para que eles levem esse aprendizado para aqueles com quem se relacionam.