NOTÍCIAS Ver Todas

Avanços do setor de base florestal são destaque em posse da nova diretoria do Cipem

Data: Segunda-feira, 04/09/2023 15:56
Fonte: DA REDAÇÃO

Com o slogan Sustentabilidade, Desenvolvimento, Conservação e Equilíbrio, a nova diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), tomou posse nesta sexta-feira (01), em uma cerimônia que reuniu empresários de base florestal, representantes dos sindicatos do segmento e diversas autoridades, no Malai Manso Resort, em Chapada dos Guimarães.

Ednei Blasius foi eleito para dois anos no comando da entidade que congrega oito sindicatos de indústrias de base florestal e tem como meta o fortalecimento e organização do setor. Uma ação que foi ressaltada durante cerimônia de posse.
O presidente eleito do Cipem para a gestão 2023/2025 destacou a contribuição do segmento para a economia do Estado de Mato Grosso. “O setor de base florestal contribui ativamente para o Estado. Desempenhamos um papel vital na economia local. Em 2022, o setor de Base Florestal ocupou a nona posição entre os segmentos industriais que mais arrecadam impostos em nosso Estado, contribuindo com R$ 66,2 milhões para os cofres do governo. Além disso, somos impulsionadores da geração de empregos e da prosperidade. Em 2021, empregamos 9.904 pessoas e pagamos uma massa salarial de R$ 196,3 milhões. Isso representa um aumento relevante de 18,1% em relação ao ano anterior”, pontou o presidente eleito, parabenizando o trabalho do ex-presidente Rafael Mason, por integrar o segmento e fortalecer o negócio florestal no mercado internacional.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, falou da importância do setor e a contribuição do Sistema para apoiar o desenvolvimento das industrias florestais. “É um setor tão importante, porque além da questão econômica, contribui com a sustentabilidade ambiental. Um segmento com mais de 800 empresas, que promove mais de nove mil empregos e leva riquezas em todas as regiões de Mato Grosso. Temos feito trabalhos na Federação em apoio ao setor, como o projeto Base Segura, recentemente lançado, uma ação que auxiliará indústrias na gestão em saúde e segurança no trabalho e será desenvolvida a curto e médio prazos”, explicou Rangel.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, representando o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou a organização e evolução do setor florestal do Estado. Ele ressaltou a importância do Cipem como exemplo de organização no setor, enfatizando o compromisso com a preservação da floresta, o uso responsável da madeira e os benefícios do manejo florestal. Além disso, ele mencionou como essa abordagem sustentável contribui para fortalecer a economia estadual, promovendo oportunidades de trabalho e opções econômicas sustentáveis para a população. Mato Grosso é reconhecido como um exemplo no desenvolvimento de suas atividades econômicas nesse contexto.

Miranda destacou ainda a organização e evolução do setor florestal e sua contribuição ao Estado. “No dia a dia estamos conseguindo construir muita coisa no Governo Mauro Mendes com a participação dos segmentos econômicos de forma organizada e o Cipem é um exemplo dessa organização, o setor evoluiu, firmou a sua bandeira de preservação da floresta, o uso responsável da madeira e os benefícios do manejo florestal, além de contribuir para fortalecer a economia. O que vem ao encontro das políticas do Governo eficiente e sustentável voltada ao ser humano de promover oportunidades de trabalho e opções econômicas sustentáveis para a população. Mato Grosso é reconhecido como um exemplo no desenvolvimento de suas atividades econômicas nesse contexto”, explicou o secretário.
Também participaram da posse a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão – que também representou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – e o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogerio de Souza Almeida.

Composição da Diretoria para o biênio 2023/2025
Presidente: Ednei Blasius
Vice-Presidente: Gleisson Omar Tagliari
1° Diretor Financeiro: Paulo Roberto Seelend
2° Diretor Financeiro: Carlos Roberto Torremocha
1° Diretor Administrativo: Antônio Luis Benedet
2° Diretor Administrativo: Felipe Antoniolli
1° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Fernando Zafonato
2° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Edvaldo Dal Pozzo
3° Conselheiro Consultivo Deliberativo: Rafael José Mason

CONSELHO FISCAL
1° Conselheiro Fiscal Titular: Flávio Salino Moreira
2° Conselheiro Fiscal Titular: Frank Rogiéri de Souza Almeida
3° Conselheiro Fiscal Titular: Wilson José Volkweis
1° Conselheiro Fiscal Suplente: Sigfrid Kirsch
2° Conselheiro Fiscal Suplente: Geraldo Bento
3° Conselheiro Fiscal Suplente: Claudinei Melo Freitas