NOTÍCIAS Ver Todas

Setor de base florestal é homenageado pelo Legislativo Estadual

Data: Terça-feira, 17/10/2023 15:29
Fonte: Assessoria CIPEM


Representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) foram homenageados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por promover o desenvolvimento sustentável no Estado. Em sessão especial, requerida pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco ( União Brasil), foram concedidas as comendas de moções de aplausos a Gleisson Omar Tagliari e Claudinei Melo Freitas, respectivamente vice-presidente e diretor do Cipem, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade mato-grossense. 

 “É uma alegria ímpar ser porta-voz do Cipem neste momento e ter o reconhecimento da classe política pelo empenho e contribuição do setor de base florestal ao estado de Mato Grosso. O Cipem alcançou um feito histórico, que foi conseguir uma cadeira no Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente)”, afirmou Tagliari, durante a solenidade, realizada na noite desta segunda-feira, 16, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na ALMT. O evento celebrou o compromisso do setor de base florestal em promover o desenvolvimento socioeconômico de Mato grosso com responsabilidade ambiental, gerando emprego e renda. 

O Cipem também contribui para gestão responsável dos recursos naturais em conformidade com as leis ambientais, possibilitando que o Estado seja reconhecido como modelo na produção de madeira nativa rastreada no mundo. Diretor do Cipem, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio-Norte de Mato Grosso (Sindenorte) e representante do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), Freitas destacou a importância da união dos empresários do setor em busca de um propósito comum, por meio do sindicalismo e o cooperativismo. 

Também citou a relevância nacional e internacional do setor de base florestal no fornecimento de madeira rastreada. “Através da rastreabilidade da madeira com o Sisflora 2.0, que foi uma solicitação do setor que quer se profissionalizar, contribuímos para salvar a floresta, que é averbada e conservada por meio do manejo florestal”, observou. Segundo ele, Mato Grosso detém a maior área florestal protegida pela iniciativa privada, com 4,6 milhões de hectares manejados e que podem chegar a 7 milhões (ha). 

“É um orgulho representar a ALMT e dar Moção de Aplausos para tantas pessoas que contribuem para Mato Grosso”, finalizou Dal Bosco, ressaltando a importância do setor de base florestal.