NOTÍCIAS Ver Todas

SIMNO REALIZA 3ª ASSEMBLÉIA GERAL PARA OS ASSOCIADOS

Data: Sexta-feira, 20/05/2022 16:42
Fonte: Metrô FM Juína

Na noite desta quinta-feira, dia 19 de maio, o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), reuniu mais uma vez seus associados para colocarem em pauta, assuntos pertinentes para o setor de base florestal.

Durante estas últimas semanas, o sindicato vem fechando parcerias, trazendo novos associados e novidades aos integrantes da entidade.

Recentemente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) esteve em reunião com SIMNO, estudando um levantamento sobre a falta de mão de obra para o setor madeireiro e moveleiro. Possibilitando, criar cursos técnicos na formação de jovens para a indústria, gerando novos empregos e movimentando a economia local.

O presidente do SIMNO, Edvaldo Dal Pozzo, relata que a equipe da entidade irá se deslocar, nos próximos dias, para o estado de São Paulo, onde participarão da Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (FORMOBILE) 2022. Neste evento, vai ser possível trazer novas ideias, novidades e adquirir conhecimento para o setor de base florestal da região noroeste de Mato Grosso, mantendo seus associados atualizados das novidades e modernidades de equipamentos de corte e manejo.

Já, neste segundo trimestre de 2022, o SIMNO teve um aumento de 18% em seu número de membros, sendo um aumento considerável pelo presidente Edvaldo Dal Pozzo. Ainda, foi realizada visitas ao município de Colniza, no distrito de Guaríba, passando pelos associados da região e trazendo novos afiliados.

O estatuto do SIMNO, foi outro assunto colocado em discussão. Segundo Edvaldo Dal Pozzo, o estatuto da entidade apresentava inúmeras falhas, sendo atualizado recentemente. Nesta atualização, foram incluídos os municípios de Colniza, Cotriguaçu e Três Fronteiras, abrangendo uma vasta área de atuação da entidade e atendendo melhor o afiliado.

Há alguns dias, o setor madeireiro e moveleiro foi escolhido pelo Ministério do Trabalho e Previdência, para realizar as fiscalizações sobre acidentes de trabalho em todo o território nacional. Isso se deu porque, o ministério está passando por uma mudança da sistemática de inspeções em empresas.

As entidades representativas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outros sindicatos estão em tratativas com o Ministério do Trabalho, para que seja realizada uma organização adequada para que ocorra essas fiscalizações por meio de documentos pedidos às empresas e fiscalizações presenciais.