O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) premiou esta semana os vencedores do 1º Concurso de Redação e Desenho Florestal promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com apoio do referido sindicato e o Sesi, na cidade de Juína. Conforme o diretor executivo do Simno, Valdinei Bento dos Santos, a semente que vai formar a ponte do segmento florestal com a possível nova geração de ‘guardiões da floresta’ foi plantada em terra fértil com a proximidade alcançada pelo evento entre o setor e os jovens e crianças. Ao todo se inscreveram em Juína 363 estudantes em três categorias: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio (Regular e Ensino de Jovens e Adultos - EJA).
O tema do concurso era “A importância da madeira e do setor florestal em nossa comunidade”. O resultado dos trabalhos apresentados foi, conforme avaliou Santos, um ‘termômetro’ de como os jovens e crianças veem o segmento. E o olhar que eles têm do setor é muito ‘crítico’, disse o diretor do Simno. Para ele, essa criticidade denota a falta que faz a proximidade do segmento com os jovens. “Mas, ainda assim, acredito que esta foi uma iniciativa válida e a continuidade da ação no calendário escolar vai servir para aumentar o conhecimento dos alunos acerca do setor florestal, que, diferente do que pensam, ou seja, a devastação, é, na verdade, o trabalho de manejo que é a conciliação de produção com preservação”, esclareceu.
Para o aluno, Pábulo Henrique Similli da Silva, primeiro lugar no concurso de redação na categoria Ensino Médio, participar deste concurso foi muito bom já que este ano foi promovido pelo Cipem, que é uma entidade de grande porte, o que, segundo ele, “ torna esse prêmio ainda mais importante”.
A aluna Angel Eduarda Bassi, também primeiro lugar, só que da categoria Ensino Fundamental II, ressaltou que pesquisou muito sobre o tema ‘madeira’ e sua importância para se inspirar em seu trabalho inscrito. “Vencer me fez sentir privilegiada”, contou.
Já o primeiro lugar da categoria Ensino Fundamental em Desenho, Douglas França Leite, disse que se inspirou para desenhar em tudo que ouviu nas palestras do Simno em sua escola e no que explicaram sobre o Manejo, por isso conseguiu passar em seu trabalho a expressão clara do que é a atividade.
Conheça os premiados por categoria:
Ensino Fundamental I Desenho
1º - Douglas França Leite – celular
2º - Gustavo Paim Garcia – câmera digital
3º - Matheus Alexandre Souza Nunes - bicicleta
Professora: Lediane Azenha Heneman – câmera digital
Ensino Fundamental II
1º - Angel Eduarda Zorzanello Bassi - celular
2º - Leidiana Gabriela do Nascimento Péres – câmera digital
3º - Gisele Celestino Castilho - bicicleta
Professora: Dayhana Dias Sales – câmera digital
Ensino Médio (Regular e EJA) – Concurso de redação:
1º - Redação: Pábulo Henrique Similli da Silva - celular
2º - Redação: Lucas de Campos - câmera digital
3º - Redação: Frankisléia Barreto das Neves – bicicleta
Professora: Nilcinéia Zocche – câmera digital
Um projetor foi sorteado entre as escolas participantes do concurso e a vencedora foi a Escola Estadual 9 de Maio.
O Simno também realizou o concurso no município de Colniza, porém ainda não está finalizado. O processo está em fase de julgamento dos trabalhos, a comissão julgadora vai selecionar os participantes que serão premiados.