Por Adriana Nascimento – Assessoria Cipem
Para preservar a história dos primeiros guardiões da floresta no noroeste de Mato Grosso o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), associado ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), montou, no salão de entrada da prefeitura de Juína, o “Memorial Simno e Associados”. A ideia é apresentar às novas gerações o quanto o segmento cresceu graças à visão de pessoas empreendedoras que lutaram pelo setor naquela região.
Em painéis de madeira a Mostra, que é composta de 50 peças, conta toda a história de garra dos personagens que movimentaram (e movimentam) boa parte da economia da região. Para que a história desses seja disseminada ao maior número de pessoas possível é que a exposição será permanente no saguão da prefeitura. Mas esta também tem a flexibilidade de ser itinerante quando for requisitada por alguma outra cidade ou entidade, retornando ao paço municipal em seguida. O diretor executivo do Simno, Valdinei Bento dos Santos, explica que podem solicitar a Mostra locais como: a Casa da Cultura, exposições regionais das cidades da região noroeste, escolas, entre outras entidades que quiserem conhecer mais a fundo o setor.
Antes de ir para a prefeitura, a Mostra, idealizada pelo presidente do Simno, Roberto Rios, foi apresentada na 7ª edição da Feira de Móveis e Madeiras (Femmad), que terminou no último dia 11. O memorial é composto por fotos e informações sobre o Simno desde sua fundação e também das indústrias madeireiras e moveleiras, bem como seus proprietários, alguns colaboradores e suas famílias, ex-presidentes, funcionários que se destacaram e empresas contando a trajetória de luta desde a fundação das empresas e suas perspectivas futuras.
Conforme Rios, a apresentação do Memorial no evento foi um atrativo a mais já que a visitação da Femmad superou as expectativas devido às diversas atrações apresentadas além de uma mostra de móveis de bom gosto aos visitantes. Prova disso é que ao todo foram mais de 15 mil visitantes no estande do Simno, e, de acordo com alguns expositores, foi uma edição importante para o setor, pois, além da visitação houve uma intensa negociação de produtos durante todo o evento, que começou dia 3 dentro da 20ª ExpoJu.
De acordo com o presidente do Simno, os visitantes elogiaram o espaço alocado para a Femmad que passou por melhoras em relação ao ano passado com a colocação de taco no piso reafirmando a beleza e resistência da madeira possibilitando visualização dos ambientes. “Foi muito gratificante o evento que está melhor a cada ano. Foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o setor e também de apresentar boa parte do que o setor produz”, comentou Rios.
Neste evento também estiveram presentes a consultora jurídica ambiental da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Alessandra Panizzi e os representantes do Cipem: Álvaro Leite, Ramiro Azambuja e Silvia Fernandes. No evento, conforme informou Azambuja, a entidade compareceu, além de prestigiar a Femmad, também no sentido de estreitar a relação com os associados e levar ao local as ações e iniciativas da entidade que foram feitas este ano como as cartilhas de Legislação Trabalhista e o Manual de Procedimentos Florestais e a exposição “Passo a Passo do Manejo Florestal”.