Simno premia vencedores do concurso de redação e desenho florestal
O concurso de Redação e Desenho Florestal, lançado no Dia do Meio Ambiente (5 de junho) pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) foi finalizado, nesta semana, em Colniza, onde foi realizado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). O diretor executivo do Simno, Valdinei Bento dos Santos, disse que o projeto visou resgatar a imagem positiva do setor de base florestal entre os jovens, mostrando a sua contribuição para a economia da região. Ao todo 275 inscrições de trabalhos foram feitas.
O concurso, que teve como tema “A importância da madeira e do setor florestal em nossa comunidade” foi realizado em 15 escolas do município com palestras sobre o que é e como funciona a prática do Manejo Florestal voltada ao entendimento de crianças e jovens. Santos esclareceu que a ação foi importante no sentido de envolver os estudantes numa atividade que é forte na economia regional e também para tirar a imagem do setor como sendo ‘vilão’ da floresta quando é justamente o contrário do que acontece com a atividade madeireira sustentável com o manejo, uma vez que essa prática precisa essencialmente da floresta em pé para manter sua atividade funcionando.
O diretor explicou ainda que o trabalho também serviu como um indicativo para apontar até onde as pessoas entendem a importância do setor de base florestal. O diagnóstico desta edição foi que, em Colniza, há certa preocupação pelo não entendimento do trabalho dos madeireiros. “Mas é um incentivo a mais para trabalhar a questão na próxima edição” comentou Santos.
Um dos vencedores foi Luiz Carlos, que ganhou o 2° lugar na categoria Ensino Médio. Ele revelou à imprensa local que estava feliz por ter sido premiado com uma câmera digital e que muitos alunos de sua escola não participaram por ‘vergonha’. Já ele não ficou com nenhuma uma vez que esse trabalho, em sua opinião, o ajudou seu desenvolvimento intelectual.
Confira os vencedores:
Ensino Fundamental
- Redação
1º lugar – Cleonice Firmino dos Santos – Escola Municipal Bom Jesus – Prêmio: Aparelho celular
2º lugar - Valdieli E. Messias – Escola Estadual Vinícius de Moraes – Prêmio: Câmera Digital
3º lugar - Giovanna Nayara Rogorski – Escola Estadual Tarsila do Amaral – Prêmio: Bicicleta
Ensino Médio
- Redação
1º lugar – João P. Pereira Cardoso – Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz – Prêmio: Aparelho celular
2º lugar – Luiz Carlos Antunes Penteado – Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz – Prêmio: Câmera Digital
3º lugar – Vinícios Santos Osowski – Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz – Prêmio: Bicicleta
Ensino Fundamental
- Desenho
1º lugar - Raisa Laueny Almeida Silva – Escola Municipal Bom Jesus – Prêmio: Aparelho celular
2º lugar – Oriane Natalha Silva Martins – Escola Estadual Vinícius de Moraes – Prêmio: Câmera Digital
3º lugar – Guilherme A. Correia – Escola Municipal Bom Jesus – Prêmio: Bicicleta.
Professores receberam máquinas fotográficas:
- Serislei Guimarães de Souza
- Alexandre Oliveira Sobrinho
- Valcilene Pereira dos Santos