O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) deu início ontem (09.10) aos trabalhos de recuperação de estradas que estão previstos no convênio 010/2013 entre a instituição e o governo do Estado para obras na MT 170. O presidente do Simno, Roberto Rios informou que já foram contratadas três equipes para fazer o serviço de manutenção corretiva e cascalhamento no trecho de Castanheira à Colniza.
Conforme ele, a primeira equipe iniciou os trabalhos partindo de Castanheira à Juruena, ficando responsável pela recuperação de aproximadamente 150 km. Nesta quinta-feira (10/10), às 7h, outra equipe inicia os trabalhos partindo de Colniza sentido Tutilândia, que é considerado o pior trecho das estradas com extensão de 60 km. A previsão de restauração do mesmo é de aproximadamente 30 dias. A terceira equipe deve iniciar até amanhã (11/10) os serviços no trecho entre o rio Canamã com extensão aproximada de 70 km.
Rios ressalta ainda que, finalizando as contratações dessas equipes resta contratar as equipes que farão a restauração das pontes de madeira. Ao todo são mais 60 pontes em todo o trecho. “Nesta quinta-feira uma empresa apresentará o orçamento juntamente com levantamento detalhado de itens como madeira e demais materiais necessários, bem como, a quantidade exata das pontes que receberão manutenção, esse levantamento se faz necessário para identificar quais pontes devem ser refeitas e quais precisarão apenas trocar as pranchas”, salientou o presidente.
“Estamos otimistas e esperamos que, até dezembro, as obras sejam finalizadas e, caso seja necessário, contrataremos uma quarta equipe para cumprir esse prazo, sabemos que atipicamente as chuvas se anteciparam esse ano e é importante lembrar que o bom andamento dos trabalhos depende ainda de o Governo depositar a parcela final do Convênio 010/2013 no valor de R$ 2 milhões”, destacou Rios.