NOTÍCIAS Ver Todas

Ponte sob o Rio Vermelho é liberada e manutenção da MT-170 pode ser suspensa por falta de recursos

Data: Quarta-feira, 27/11/2013 14:04
Fonte: Assessoria do SIMNO

Após muita expectativa foi liberada na tarde desta segunda-feira (25), para o tráfego de veículos, a ponte sob o Rio Vermelho, na MT-170, há 18 km de Castanheira. Com extensão de 60 metros, a ponte foi reconstruída no sistema de bate estaca, garantindo assim uma obra de qualidade e com longa duração.

Os trabalhos tiveram início no dia 05 de novembro em razão das péssimas condições em que a ponte se encontrava. Por várias vezes os funcionários da empreiteira responsável por executar a reforma chegaram a trabalhar mais de 15 horas por dia para que o trânsito fosse liberado o mais breve possível.

A restauração terminou em boa hora haja visto que as fortes chuvas que caíram por mais de 48 horas seguidas e a queda de um caminhão em uma das pequenas pontes acabaram por interditar o desvio utilizado por quem dependia da estrada para trafegar.

Os mais de 50 veículos entre caminhões e utilitários que aguardavam nos dois lados da ponte festejaram a liberação da mesma que ocorreu por volta das 16h dessa segunda-feira (25). Essa é mais uma importante obra concluída com recursos liberados pelo Governo do Estado através do convênio 010/2013 e executada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno).

Além das reformas de pontes, continuam as obras de melhorias na estrada que liga Castanheira à Colniza, trecho de aproximadamente 300 km, apesar das condições climáticas não favoráveis, porém, os serviços podem ser interrompidos e os contratos com as empreiteiras suspensos nesta quinta-feira (28) caso a última parcela de R$ 2 milhões não seja depositada até a quarta-feira (27).

Para o presidente do Simno, Roberto Rios, esse momento é decisivo para finalizar a restauração das estradas e pontes. Se houver a interrupção por falta de recurso, ou outro motivo, as obras podem ser totalmente comprometidas.

“Fizemos até aqui um grande esforço para não desamparar o setor produtivo e população da região noroeste que sofria com a falta de manutenção nessa importante via, mas, não posso correr o risco de endividar o Simno e assim prejudicar não somente uma classe, mas, também comprometer a reputação de seus dirigentes assumindo uma dívida maior que sua remuneração”, declarou.

Rios agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o bom andamento dos trabalhos. "Como é o caso de alguns produtores rurais que prontamente atenderam nossa solicitação liberando o cascalho necessário para recuperação das estradas, as autoridades dos poderes executivo e legislativo dos municípios envolvidos e da imprensa que veicula de forma imparcial os fatos desde o início quando todos se reuniam para organizar uma manifestação buscando a solução dos problemas com a trafegabilidade no trecho de Castanheira a Colniza", complementou.

Os agradecimentos também são extensivos ao Deputado Estadual José Riva (PSD) por seu importante apoio e intervenção em todo o processo. E mantendo a transparência para toda população, nesta quarta-feira (27) Roberto Rios concedeu uma entrevista coletiva comunicando à imprensa sobre o andamento das obras e a possibilidade de paralisação das mesmas por falta de recurso.