O Simno (Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso), realizou na noite desta quinta-feira (28), o curso de “Visão Sistêmica e Motivação”, viabilizado através de parceria entre a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI).
Empresários de Juína e região lotaram as dependências do auditório do Simno. O curso teve o objetivo de identificar o trabalho como fonte de identidade e auto-realização, competências necessárias para atender as exigências do mundo do trabalho.
Luciana Munaretto Wendler, da Empresa Munaretto Móveis e Madeiras, participou do curso e classificou como excelente e motivador. "A instrutora é uma pessoa extremamente habilitada, muito bem treinada, uma pessoa muito competente. Foi muito motivador, de grande valia mesmo pra gente, foi um curso muito interessante", revelou.
Ela ficou admirada com a presença de tantas pessoas e também de participar da dinâmica do chapéu, onde cada participante era perguntado se tirava o chapéu pra uma pessoa que teoricamente estava retratada dentro dele. Ao ver de quem se tratava a pessoa se deparava com um espelho. "O participante dava de cara consigo mesmo, foi no mínimo interessante, afinal é muito difícil expressar alguma coisa sobre nós mesmos, sempre nos preparamos e formamos opinião sobre os outros. O sindicato mais uma vez está de parabéns, pois por intermédio dele e do SESI foi possível esquecer um pouco a difícil rotina que o empresário atravessa".
Sione Miquel, da Empresa Ciclone Madeiras, também participou. "Eu gostei muito do curso, achei muito dinâmico, abordou muita coisa que agente acaba deixando passar em branco no dia-a-dia. A instrutora foi muito boa, só o horário que foi pouco, mas foi de grande valia, as brincadeiras e tudo que foi colocado tiramos proveito de alguma forma", ressaltou.
Paulo Denegate, também da Empresa Ciclone Madeiras, informou que o curso foi bem divertido, descontraído e a matéria muito boa. "Nós precisamos dessa motivação em liderança e nos ajudou bastante, as vezes a gente está desmotivado e em poucas horas acabamos vendo que alguma coisa serve pra identificar o que você está fazendo de errado e que pode corrigir", salientou.
A Srª Janesmar João foi a grande responsável por transmitir aos presentes as orientações e proporcionar momentos inesquecíveis para muitos. Ela trabalhou de forma dinâmica e interativa com brincadeiras, sorteio de brindes e prêmios valiosos, visando sempre a motivação dos presentes.
Para ela, à assessoria, foi muito bom ministrar o curso. "O pessoal foi muito participativo, me surpreendeu, estávamos apreensivos, mas ocorreu tudo bem, eles participaram das atividades, dos questionamentos, da explanação dos assuntos, relataram experiências, sonhos, motivações, enfim, a participação foi muito boa", disse.
Questionada sobre a necessidade da motivação nas indústrias, a instrutora ressaltou que "o empresário precisa da motivação, é tanta barreira, tanto problema e desafios que as vezes precisa dessa motivação de líderes, fortalecendo e estabelecendo esperança de algo melhor".
O Vice-Presidente do Simno, Fellipe Stuhler, representou os empresários de Juruena no curso. Em entrevista, Stuhler frisou que o setor sempre se preocupa em oferecer cursos e treinamento de gerência, mas nunca com a motivação, por isso, o curso “Visão Sistêmica e Motivação” veio em boa hora.
"A iniciativa foi muito boa, a motivação é essencial tendo em vista que hoje temos muitos problemas a lidar no dia-a-dia, temos que 'matar um leão por dia' e devido a essa condição a instrutora nos orientou a tirar um tempo para o lazer, pois o tempo passa e os problemas continuarão para serem resolvidos", disse.
Fillipe sugeriu que a FIEMT ou o SESI apresentem dados estatísticos mostrando a importância do setor de base florestal para o estado de Mato Grosso. "As vezes somos tachados como os vilões da floresta e apresentando esses dados mostraremos o que o setor representa para a economia do estado, isso servirá também para nos motivar", revelou.
Para o Presidente do Simno, Roberto Rios, a parceria com a FIEMT e o SESI foi válida para que o curso pudesse ser realizado. "É algo que os empresários precisam, a motivação é um tema importante tanto no trabalho como na vida particular de cada indivíduo, e precisamos de pessoas como a Jane para nos motivar e tirar do baixo astral, devemos fazer isso mais vezes", disse.