NOTÍCIAS Ver Todas

Simno é destaque nacional

Data: Quarta-feira, 18/12/2013 14:14
Fonte: Assessoria do SIMNO

O ano de 2013 foi de muito trabalho para o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). Isso porque o presidente do Sindicato, Roberto Rios, percorreu cinco estados brasileiros a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), para dialogar com empresários sobre o trabalho de gestão que elevou o número de associados de 43 em 2010 para 130 neste ano.

O PDA, criado em 2007 pela CNI, tem o intuito de fortalecer a representação empresarial e promover o associativismo. O Simno participou do ‘Intercâmbio Sindical’, no qual o presidente de sindicato participa de uma mesa-redonda em outro estado para compartilhar as ações de sucesso desenvolvidas. “É uma ação que deve continuar porque contribui com o intercâmbio e a troca de experiências para todo mundo se dar bem”, destaca Rios.

O Simno participou dos eventos em Salvador (Bahia), Rio Branco (Acre), Boa Vista (Roraima), Maceió (Alagoas) e Vitória (Espírito Santo), além de ser destaque no estande do programa durante o Encontro Nacional da Indústria (Enai), realizado neste mês em Brasília. “O primeiro convite veio após a nossa participação da mesa-redonda do PDA em Cuiabá. Para nós, isso representa o desfecho do que foi feito no passado e agora se concretizou. Não sabíamos que seria tudo isso, essa grande repercussão”, disse.

O presidente do Simno destaca que administrar o sindicato como se administra uma empresa é o que garantiu o crescimento do número de associados. “Muita dedicação e comprometimento, levamos como se fosse uma empresa real”. Além de participar dos eventos, uma equipe da CNI esteve no sindicato e filmou durante quatro dias as atividades que contribuíram para o crescimento.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sindical da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sérgio Antunes, o Simno é um exemplo nacional porque demonstrou que é possível fortalecer o sindicato com ações simples e sem a necessidade de investimentos elevados. “Esse exemplo é fonte de inspiração e motivo de muita satisfação. Para 2014 a Fiemt vai ampliar as ações para fortalecer os sindicatos e estamos com um planejamento estratégico para regularizar a base sindical”, disse.