NOTÍCIAS Ver Todas

Nota: Pauta da Madeira

Data: Terça-feira, 04/02/2014 14:21
Fonte: Assessoria

Devido aos valores abusivos apresentados pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em relação ao preço da pauta da madeira, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), esclarece que foi apresentado no dia 15 de janeiro de 2014, a proposta do não aumento da pauta, por meio do ofício 001/2014, Protocolo Nº 18.997-2014, às 10h37, na Sefaz.

O encaminhamento da proposta é devido o email enviado ao Cipem na data de 23 outubro de 2013, no qual apresentava os preços da pauta da madeira e solicitava sugestões com os valores de referência. Após isso, o Cipem realizou contatos com as bases, levantando preços da comercialização da madeira, onde chegaram ao entendimento, que, nesse momento, mais um aumento na pauta o setor não suportaria, quando o Cipem protocolou a resposta com a proposta da pauta zero.

Entretanto, a proposta foi recusada pelo Fisco estadual que optou por antecipar um aumento abusivo, segundo a coleta de preço realizado pela Sefaz, e editou a pauta, chegando a 90% de reajuste para alguns produtos, o qual o setor discorda.

Diante do cenário apresentado o Cipem solicitou uma reunião com o secretário de Sefaz, Marcel de Souza Cursi, a qual foi atendida pela equipe técnica da Unidade de Pesquisas Econômicas Aplicadas (UPEA) da Secretaria, onde, juntamente com os dirigentes dos sindicatos de base florestal, foram discutidos os valores estabelecidos na proposta da nova pauta da madeira e do sistema de coleta de preços para definição da mesma.

Uma próxima reunião ficou agendada para a próxima quinta-feira (06.02), onde as negociações terão continuidade. Não descartando a possibilidade de um encontro com o governador, Silval Barbosa (PMDB) para explicar o prejuízo que a proposta da Sefaz, se vir a vigorar, irá causar ao segmento florestal.