NOTÍCIAS Ver Todas

Sesi-MT e Simno premiam indústrias que mais ofereceram cursos de capacitação aos trabalhadores em 2013

Data: Domingo, 13/04/2014 17:46
Fonte: Assessoria

“Reconhecimento é sempre muito bem vindo”. O agradecimento é do presidente do Sindicato das Indústrias Moveleiras e Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, que, durante a última reunião mensal do Simno, no dia 06 de março, presenciou a entrega de certificados às Indústrias que mais realizaram cursos de capacitação em 2013. O ranking foi elaborado pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), e dividiu as indústrias de acordo com o seu segmento, sendo moveleiras ou base florestal. Os cursos realizados são da Educação Continuada (ECO), oferecidos pelo Sesi-MT em todo o Estado. 

No setor moveleiro, a indústria Munaretto Móveis e Madeira ME ficou com a primeira colocação, seguida da Indústria e Comércio de Móveis Verona Oliveira Ltda, em segundo, e da Móveis Maffissoni Ltda em terceiro. Já na base florestal, o primeiro lugar é da Fortaleza Indústria de Portas, seguida da Damiani Comércio e Exportação de Madeiras, em segundo, e da Maze Madeireira Zeni, em terceiro.   

Para a gerente do Sesi-Juína, Viviane Andrade, é fundamental reconhecer o trabalho das indústrias que estão preocupadas com o desenvolvimento de seus colaboradores. “A entrega de certificados às indústrias que mais realizaram cursos em 2013 é uma forma de reconhecimento pelo seu empenho em promover e incentivar seus trabalhadores a participar de cursos e palestras que aperfeiçoam seus conhecimentos”.

Roberto Rios concorda com Viviane ao afirmar que é importante motivar as empresas a continuar solicitando cursos e palestras. “Sabemos o quanto as empresas ganham em ter colaboradores bem treinados, seja para desempenhar suas funções corretamente, seja na prevenção de acidentes, melhorias na qualidade de vida, enfim, todos ganham com essa prática. O Sesi-MT, ao premiar as empresas, está na verdade as incentivando para continuar com essa prática e fortalecendo a imagem da empresa perante seus empregados”, conclui.

A carga horária dos cursos variou entre 1h e 14h, dependendo do conteúdo trabalhado. Os colaboradores puderam aprender desde noções de prevenção contra incêndio e acidentes de trabalho até proteção auditiva e primeiros socorros. Também foram ministrados cursos com técnicas que podem ser usados fora do ambiente ocupacional, como os malefícios causados pelo álcool e tabaco, importância da higiene pessoal e técnicas de orçamento doméstico.