NOTÍCIAS Ver Todas

Presidente do Simno palestra sobre logística em simpósio da Faculdade AJES de Juína

Data: Terça-feira, 01/04/2014 18:30
Fonte: Assessoria do SIMNO

Os alunos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Juruena (AJES), realizaram na noite de sexta-feira (28), um simpósio de abertura do semestre letivo e boas vindas aos novos acadêmicos. O 3º SASEL teve ainda por objetivo discutir a falta de logística em nossa região.

Para falar sobre o assunto várias autoridades foram convidadas, entre elas, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios Lima.

"Fui convidado para falar sobre logística e transmitir o conhecimento que tenho da destinação final dos nossos produtos de Mato Grosso para outros estados e informar que hoje a logística de transporte do noroeste que é uma das mais caras do Brasil", disse.

Rios informou aos acadêmicos que o custo do transporte na região noroeste é o mais caro do país, girando em torno de U$ 200 (Duzentos dólares) para transportar cargas até o Porto de Paranaguá.

"Diante disso o sindicato assumiu o compromisso de melhorar a logística e conseguimos, através de uma parceria com o governo do estado, fazer 200 km de cascalhamento e 28 pontes até o exato momento. Todo nosso transporte é via Paranaguá e São Francisco e os mercados que mais comercializamos são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos, nordeste e pouca coisa em nosso estado", colocou.

A Diretora de Ensino da AJES, Terezinha Márcia Lino, informou que paralelo ao simpósio ocorreu a aula magna do início do semestre com a acolhida dos alunos ingressantes. Para essa terceira edição do simpósio, os alunos escolheram um tema para ser apresentado que foi a questão da logística.

"Além de professores palestrantes, representações da sociedade e setor empresarial nos repassaram suas experiências, dificuldades e desafios desse sistema logístico tão complicado em nossa região. O evento pode transmitir o conhecimento científico para nossos alunos, além de trazer o que está acontecendo em nosso mercado. Os professores divulgam o conhecimento e os representantes da sociedade e setor empresarial passam as experiências deles", finalizou.