NOTÍCIAS Ver Todas

Presidente do Simno participa de Feira Empresarial em Hannover na Alemanha

Data: Quinta-feira, 10/04/2014 18:33
Fonte: Assessoria FIEMT

“A tecnologia está, acima de tudo, ligada a cada passo que damos hoje.” A fala é do 1º vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Edgar Borges, que, durante as visitas realizadas à Feira Hannover Messe 2014, na Alemanha, se impressionou com a alta tecnologia apresentada.

Com o tema ‘Indústrias Integradas – próximos passos’, a feira teve início no dia 07 de abril e vai até a próxima sexta-feira (11/04) debatendo a interconexão plena dos processos de produção. Cerca de 80 empresários brasileiros fazem parte da comitiva brasileira que participa do evento, sendo 27 mato-grossenses dos setores da construção civil, alimentação, metalmecânica, mineração, confecção e madeireira.

“Sem dúvida alguma, aqui estão os primeiros passos de um futuro magnífico que teremos pela frente. A Feira é de suma importância, é um verdadeiro laboratório, pois o que vai acontecer daqui a cinco ou dez anos já começa a ser exposto aqui”, pontua Borges.

Na Feira Hannover Messe 2014, há aproximadamente cinco mil expositores de todo o mundo. Alguns deles oferecem visitas guiadas para maior compreensão dos produtos ali demonstrados. Um exemplo é a Metropolitan Solutions, que tem como foco buscar na tecnologia soluções para problemas urbanos como a energia e a mobilidade.

O empresário de Rondonópolis proprietário da Rei Alimentos, e vice-presidente do Sistema Fiemt, Mauro Cabral de Moraes, aprovou o formato de visitas guiadas. “Essas visitas são um modelo novo pra mim, onde os tradutores ficam nos estandes apresentando todas as informações importantes sobre os produtos. Isso engrandece nosso conhecimento e valoriza a nossa presença em um evento desse porte”.

Além das visitas guiadas feitas no próprio evento, os participantes também realizam visitas técnicas às grandes indústrias da região, como a Airbus, Volkswagen e Mercedes Benz. Cabral, acompanhado de outros diretores do Sistema Fiemt, visitou a Airbus e a organização da indústria o surpreendeu. “A Airbus é uma indústria muito organizada, tem uma logística exemplar. São montados dois aviões do modelo A380 por mês sem grandes movimentos visuais.

O empresário da Unique Construtora e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) Wagner Gasbarro, também parabenizou o planejamento da Airbus. “Aqui nós vimos a tecnologia colocada em prática, além disso, a planta da fábrica é bem elaborada e a logística desenvolve um papel fundamental para que não haja atraso na entrega das aeronaves”, conclui.

Para o gerente executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo, por meio da visita à Feira de Hannover, é possível aproximar cada vez mais as empresas brasileiras do objetivo final da CNI, que é a internacionalização das indústrias. “Certamente em Hannover é onde se vê o que há de inovação e tendências para o mercado mundial, é uma oportunidade única para qualquer empresário. Sendo ele exportador ou não, é aqui que ele verá a tecnologia implantada em outros países e pensar no que pode ser incorporado a sua própria empresa”.

Missão Feira Hannover Messe 2014 Coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a missão à Feira de Hannover é realizada pela Fiemt em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).