NOTÍCIAS Ver Todas

Simno e Fiemt levam empresários a ForMóbile 2014

Data: Sexta-feira, 01/08/2014 19:16
Fonte: Assessoria

Conhecer as novas tecnologias e tendências da indústria moveleira. É com esse objetivo que uma caravana de empresários da região noroeste de Mato Grosso participa da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile), que acontece no espaço de convenções do Anhembi, em São Paulo/SP.

Compõe a comitiva empresários de Juína, Juruena e Colniza. A feira, que chega a sua 6ª edição é a maior da América Latina e uma das maiores do mundo. Ela teve início na terça-feira (29/07) e finaliza hoje (01/08), reunindo empresas do Brasil e do exterior com lançamentos e novidades para a indústria moveleira. Os principais fornecedores de máquinas, matérias-primas, ferragens e acessórios e serviços do Brasil e de mais de 30 países marcam presença.

Muitos foram pela primeira vez, como é o caso da Srª Ana Maria Verona de Oliveira, da Móveis Verona. "Tudo foi muito interessante, tive a oportunidade de obter conhecimento sobre as novas tecnologias que antes não tinha acesso e que estão muito avançadas. Percebi que estamos muito atrasados em relação a Europa e muitas das novidades nossas empresas ainda nem comportam", declarou ao falar da feira.

Uma das novidades apreciada por ela são as portáteis, máquinas pequenas que faz trabalhos sem a necessidade de um grande investimento. "Gostei muito de participar, foi uma experiência única", disse.

Luciana Munaretto Wendler, da Fábrica de Móveis Munaretto, ficou encantada com tudo que viu na feira. "Até agora estou fascinada com tudo o que vi na FórMobile, pra mim que nunca participei ao me deparar com tanta tecnologia e inovação, isso enche nossos olhos, é um prato cheio para o nosso setor de móveis", frisou.

Para ela foi excelente participar do evento. "Vou levar daqui muito conhecimento na bagagem e agradeço muito ao Simno e a Federação das Indústrias pela oportunidade. Acredito que se não fosse através da feira eu demoraria muito pra ter acesso a  tanta inovação", disse.

De Juruena participou da feira o vice-presidente do Simno, Fellipe Stuhler, representando A Rohden Indústria Lignea. Para ele que participa sempre de eventos dessa natureza a ForMóbile foi a oportunidade de se atualizar diante de tanta inovação que o mercado apresenta.

"Pra mim foi muito bom, vi bastante coisa nova na área de móveis como a inovação em ferramentas importadas que foram expostas. São ferramentas importantes que se modernizaram muito e logo estarão disponíveis à nós. Outro ponto que gostei bastante foi ver que a robótica entrou com tudo na indústria, principalmente na pintura de móveis, usinagem de MDF e tudo isso vem para suprir uma demanda existente em razão da falta de mão-de-obra capacitada. São projetos futurísticos que não estão longe de virar realidade", disse.

Rudi Hermes, da Móveis Alba, participou pela segunda vez da feira. Para ele as novidades nesse ano são muitas em relação a anterior. "Vi bastante coisa nova principalmente na questão de máquinas com fornecedores de várias partes do mundo. A feira abriu um leque de opções pra gente que deseja modernizar nossas indústrias".

Perguntado se os preços são elevados, Hermes salientou que variam bastante, " de indústria pra indústria, já que tem muitas entrando agora no mercado brasileiro e colocam preços acessíveis. Valeu a pena vir e ver tanta novidade".

O Vice-Presidente do Simno em Colniza, Gilberto Cezimbra, também compôs a comitiva. Ele revelou que não fazia idéia que chegaria na feira e veria tanta novidade. “Pra mim foi ótimo, gostei muito, foi um grande aprendizado pra nós do setor de base florestal. Pela feira percebi o quanto estamos atrás de outros países”.

O Presidente do Simno, Roberto Rios, que representou também a Madvisa, frisou que a feira veio pra somar com setor madeireiro, mesmo sendo direcionada mais a área de móveis.

"Conseguimos trazer, em parceria com a Fiemt, 10 empresários do segmento para conhecer e ver as novidades e tendências. A feira foi muito atrativa para quem busca tecnologia e velocidade na indústria, principalmente na questão do acabamento de móveis. Eles puderam ver ainda como o design dos móveis mudou bastante, são novas tendências e novidades, que vão desde puxadores a parafusos", finalizou.

Participaram da feira representantes da Maze Madeireira Zeni (Lidiani Cristina Zeni e Maicon), Dal Pozzo & Kamchen (Edvaldo Dal Pozzo), Móveis Alba (Rudi Hermes), Madvisa Madeiras (Roberto Rios Lima), Indústria e Comércio de Móveis Verona de Oliveira (Ana Maria Verona de Oliveira), Móveis Munaretto (Luciana Munaretto Wendler, MGM Agroflorestal Indústria e Exportação (Gilberto Antônio Cezimbra) e Rohden Indústria Lignea (Fellipe Stuhler).