NOTÍCIAS Ver Todas

Simno recebe consultoria do Cipem na elaboração do planejamento estratégico 2015

Data: Quinta-feira, 04/12/2014 19:27
Fonte: Assessoria do SIMNO

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), promoveram nessa terça-feira (02), em Juína, reunião de planejamento estratégico, traçando ações para 2015.

Estiveram presentes o presidente do Cipem, Geraldo Bento, o consultor Carlos Wolf, superintendente de gestão do Cipem Valdinei Bento dos Santos, presidente do Simno Roberto Rios Lima, vice-presidente Paulo Veronese, o executivo Paulo Lino, e a secretária Ana.

O presidente do Cipem, Geraldo Bento, destacou em entrevista que o planejamento estratégico dos sindicatos é realizado a cada final de ano com o objetivo de deliberar sobre as ações a serem desenvolvidas pelo setor no próximo ano a partir dos sindicatos e da entidade que os representa.

"Hoje estamos visitando a base dos sindicatos associados ao Cipem e ao mesmo tempo fazendo um diagnóstico do planejamento do ano anterior para saber o que melhorou na gestão do sindicato, colaborando com as bases", frisou.

Segundo Bento, para os sindicatos a consultoria proposta pelo Cipem é um privilégio. "É um planejamento que vem auxiliar nas ações do sindicato, com assessoria forte que vem propor um benefício que por si só o sindicato não tem condições de fazer, abrindo um modelo de gestão, levantando a demanda de cada sindicato visando melhores resultados no próximo ano", revela.

Carlos Wolf é consultor do Cipem e esteve em Juína coordenando o planejamento estratégico. Há três anos ele desenvolve esse trabalho para o Cipem e os sindicatos da base e de acordo com ele, o planejamento é uma ferramenta essencial na tomada de decisões e no desenvolvimento das estratégicas de cada instituição no sentido de que as coisas aconteçam como são esperadas pelos associados e pela própria administração do Cipem.

"O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial tem em vista que as maiores dificuldades enfrentadas pelos sindicatos estão relacionadas ao excesso de burocracia, que a acaba sendo um entrave muito grande, além dos produtos concorrentes que estão substituindo a madeira e o terceiro aspecto, que não é menos grave, o desmate ilegal, já que a maior preocupação do Cipem é a eliminação dele, fazendo que com toda madeira que saia de Mato Grosso seja 100% legal", salientou.

Segundo o Presidente do Simno, Roberto Rios, o planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão, o mesmo consiste saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. “Para o Simno essas ações são muito importantes e estão ligadas diretamente no sucesso da gestão do sindicato”, disse.

O vice-presidente do Simno, Paulo Veronese, explicou que o crescimento acarreta numa maior demanda e conseqüentemente há a necessidade de um planejamento visando atender melhor os associados.

"Essas ações são implantadas em toda a base, o consultor vem nos ajudar na implantação desse planejamento e vamos buscar a melhora, dentro das possibilidades, a melhora no setor de base florestal, levando pra todos os associados", garantiu.