“Dinheiro que não sai do bolso, fica no bolso. Reduzir os custos é sempre muito bom para os empresários”, afirmou o consultor Ricardo Zamperetti. Ele foi um dos participantes do curso ‘Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?’, realizado nesta terça-feira (02/09), em Juína. A capacitação foi ofertada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Vimos como é a base de cálculo e como um descuido pequeno acarreta em um elevado custo. Esse curso valeu para alertar os empresários que é preciso analisar esse tema com um olhar mais crítico. Não é algo simples, e as pessoas tem que ter conhecimento porque isso tem uma relevância muito grande no desempenho das empresas. Ao que se propôs, o curso foi coroado com 100% de êxito”, disse Zamperetti.
O Consultor da CNI, Fábio Sales Dias, ensinou e esclareceu dúvidas sobre como é possível deixar a conta de energia elétrica mais barata. Ao longo de quatro horas, os participantes analisaram a conta de energia elétrica, verificaram se é possível otimizar os custos da empresa e a agir coletivamente na defesa de tarifas mais competitivas para as indústrias.
“Eu já trabalho com elétrica industrial, sou formado em eletrotécnica, e o que ouvi foi um conteúdo muito válido, com ótimas informações. Estava com receio de o professor ser básico e superficial porque o tema é difícil, mas foi justamente o contrário. Direto no assunto e com boas orientações, o professor Fábio foi excelente”, disse Artur Elias Padovani.
O curso integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido por meio do projeto ‘Associa Indústria’, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O PDA tem o objetivo de desenvolver e fortalecer o associativismo industrial.