Seguem até o dia 01º de novembro, em Colniza, as ações da 'blitz da saúde', que contemplam colaboradores das indústrias com palestras para trabalhadores e patrões, seminários, gincanas, concurso de frases, apresentações culturais, ginástica laboral, dentre outros.
Uma das ações foi realizada na quinta-feira (09/10) com a palestra para empresários, com o tema Absenteísmo. Ela foi proferida pelo médico Drº Osvaldo Gasparini que esclareceu os presentes sobre abordagem médica em relação ao assunto, um bate papo descontraído com os participantes debatendo sobre exemplos do cotidiano, a procura de possíveis soluções para um dos problemas que mais afeta as indústrias locais.
O evento é uma parceria entre o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-Juína) e visa despertar nos participantes a importância da segurança no local de trabalho e os cuidados com a saúde.
Além dos trabalhadores, seus dependentes também são contemplados com a ação, que ainda oferecerá gratuitamente avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e simulação de primeiros socorros.
A gerente do Sesi-Juína, Viviane Lima de Andrade, acredita que a conscientização é fundamental para que os trabalhadores da indústria tomem medidas de prevenção contra acidentes no local de trabalho.
“A realização do Projeto Indústria Segura, Trabalhador Presente! vem de encontro com a visão do SESI que é ser o maior provedor de soluções a indústria com autovalor agregado. Todas as ações são voltadas para a conscientização dos empresários e dos trabalhadores, sobre a importância da gestão efetiva de saúde e segurança do trabalho”, disse.
A 1ª edição do projeto também oferece aos trabalhadores um concurso de frases abordando o tema saúde ocupacional. Os participantes deverão se inscrever em formulário próprio de inscrição do concurso enviada para as indústrias participantes e as frases deverão ser entregues na unidade do Simno, em Colniza, até o dia 24/10, às 17h. Haverá premiação e certificado para os três primeiros colocados que serão conhecidos no dia 01/11, no último dia da ação.
O concurso é aberto a todos os trabalhadores da indústria de Colniza e os interessados em participar devem entrar em contato com o Simno pelo telefone (66) 3571-2656 para se inscrever e ter acesso ao regulamento.
Outra importante ação foi o início dos atendimentos médicos ocupacionais pela filial da Clínica Mestra Medicina e Segurança do Trabalho em Colniza. Foram realizados aproximadamente 130 exames (periódicos, admissionais, audiometrias dentre outros) nesse primeiro momento.
“A clínica é mais um benefício para os associados do Simno, assim os industriais podem optar pela contratação dos serviços e não mais ficam na dependência de um único profissional evitando atrasos dentre outros problemas”, declarou Valdinei Bento dos Santos, Diretor Executivo do Simno.