A conscientização para o uso de equipamentos de segurança no ambiente de trabalho foi o tema central do projeto “Indústria Segura, Trabalhador Presente”, promovido na cidade de Colniza, ao noroeste do estado, pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Visando despertar tal ação nos trabalhadores, o projeto incluiu em sua programação um Concurso de Frases, com premiação para as três melhores que apontassem a importância da prevenção de acidentes pelo uso de equipamentos de segurança. O concurso foi aberto a todos os trabalhadores das indústrias de Colniza. O terceiro colocado foi premiado com um celular, segundo com um tablet e o vencedor levou pra casa um notebook.
Durante a solenidade de entrega da premiação, a Juíza do Trabalho da 23º Vara da Justiça do Trabalho de Colniza, Drª Karina Correia Marques Rigato, esteve presente e ressaltou a importância do projeto na vida dos trabalhadores das indústrias daquela cidade, bem como, a iniciativa do Simno e Sesi em promover um projeto que vem de encontro com a necessidade.
Para ela, é fundamental que as indústrias promovam ações como essas no sentido de orientar seus colaboradores para atenção no local de trabalho e o uso adequado de equipamentos de segurança, desse forma, ganha empresa e o próprio trabalhador. Ela reforçou a todos sobre o diálogo entre empregadores e trabalhadores, que ambos têm direitos e deveres, e que o melhor caminho para a redução de acidentes é a gestão efetiva de saúde e segurança dentro da indústria.
Essa é a 1ª edição do projeto “Indústria Segura, Trabalhador Presente”, um esforço dos empresários do setor madeireiro em alertar seus funcionários sobre o uso dos equipamentos de segurança, uma vez que a prevenção é imprescindível na busca por um ambiente seguro.
Para o vice-presidente do Simno em Colniza, Aurimar Buziquia de Lima, a parceria do sindicato com o Sesi foi fundamental na realização das ações. De acordo com o empresário, é preciso que as empresas se esforcem na conscientização do trabalhador para o uso de equipamentos de segurança.
Importante ressaltar que a ação fez parte da 'blitz da saúde', que contemplou os colaboradores e seus dependentes com palestras, gincanas, apresentações culturais, ginástica laboral e aferição de pressão arterial, tudo de forma gratuita.
A gerente do Sesi-Juína, Viviane Lima de Andrade, acredita que as ações irão conscientizar os trabalhadores para medidas preventivas, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
“A realização do Projeto ‘Indústria Segura, Trabalhador Presente’ vem de encontro com a visão do SESI que é ser o maior provedor de soluções a indústria com autovalor agregado. Todas as ações são voltadas para a conscientização dos empresários e dos trabalhadores, sobre a importância da gestão efetiva de saúde e segurança do trabalho”, disse.
Para o presidente do Simno, Roberto Rios, o sucesso de uma indústria depende em muito da saúde dos trabalhadores e a prevenção contra acidentes é fundamental.
“Os colaboradores perceberam que, com maior atenção ao trabalho, poderão diminuir significativamente os acidentes de trabalho. O projeto foi uma maneira de chamar a atenção do trabalhador e motivá-lo a cuidar melhor de si”, afirmou Rios.