O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu nessa semana diversas ações durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat).
Desde segunda-feira (24) foram realizadas palestras visando educar os trabalhadores quanto a segurança e saúde no ambiente de trabalho. As ações finalizaram na sexta-feira (28), com um concurso de frases sobre a importância da saúde ocupacional. O 1º lugar ganhou uma Mesa com 04 Cadeiras e o 2º uma Tábua de Carne da empresa ROHDEN, de Juruena.
De acordo com a Engenheira de Segurança do Sesi, Laís Braga, a SIPAT é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. E é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPAT), devendo ser realizada anualmente.
“O objetivo do Sesi é desenvolver ações educativas e lúdicas que promovam mudanças significativas para a empresa a fim de evitar ou reduzir o número de acidentes e/ou doenças do trabalho, bem como promover a reflexão sobre atitudes preventivas de segurança”, destaca.
Através de palestras os trabalhadores estão sendo orientados para a prevenção de combate a incêndios, utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual, orgonomia, bem como outras atividades ligadas a semana.
O presidente do Simno, Roberto Rios, participou da abertura da Sipat e explica que a prevenção, através dessas ações, tem resultado na redução no número de acidentes dentro das indústrias de nossa cidade. Ele informou que toda a base territorial do Simno será contemplada com essas ações.
"Ficou muito caro para o empresário não fazer a prevenção, a Justiça do Trabalho tem cobrado e a negligência pode resultar na incidência de acidentes. No passado tínhamos muitos acidentes, mas hoje estamos com 99% das indústrias com programas de prevenção de acidentes e com isso reduzimos em quase 80% o número de acidentes", destacou.
Participam também da Cipat alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Catilúcia Trovão é um dessas alunas que participa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), mostrando aos trabalhadores algumas noções de segurança.
"Isso só vem a agregar no nosso curso, são palestras voltadas a nossa área. Os trabalhadores estão aprendendo sobre os perigos que correm na área madeireira e sobre os EPI's que devem ser usados", finalizou.