Atendendo uma reivindicação do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), o Serviço Social da Indústria (Sesi), está elaborando um vídeo institucional que servirá no treinamento dos novos colaboradores das indústrias do setor de base florestal.
De acordo com o presidente do sindicato, Roberto Rios Lima, a reivindicação foi feita ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir José Milan, que prontamente atendeu a solicitação, e através do Sesi está produzindo o material. Depois de concluído, será distribuído aos oito sindicatos do estado que encaminhará às suas indústrias associadas.
O vídeo mostrará a operação das diversas máquinas que as indústrias utilizam no setor produtivo, além das medidas de segurança no trabalho que visam, acima de tudo, diminuir o número de acidentes dentro das empresas. Para Rios, ficará mais fácil treinar os colaboradores ao serem admitidos e também os colaboradores experientes. “As indústrias os colocarão numa sala e através de palestras e do vídeo os capacitará com o auxílio do Sesi que oferecerá, inclusive, certificado”, disse.
Laís Braga de Almeida, Engenheira de Segurança do Trabalho da Unidade do Sesi de Juína, ressaltou que o vídeo abordará a integração dos trabalhadores relacionados a saúde e a segurança deles na operação das máquinas e equipamentos. “Uma primeira etapa foi feita em Sinop e Várzea Grande e nesse momento está ocorrendo em algumas indústrias de base florestal de Juína”, informou.
Ela também valoriza a parceria com o Simno. “Essa parceria é fundamental, estamos hoje na Madvisa e durante a semana em outras empresas fazendo as gravações nas diversas máquinas que as empresas utilizam no processo produtivo, mostrando o manuseio das máquinas, parada de emergência, segurança e equipamentos de proteção coletiva visando um trabalho seguro”.
Para Rios, o setor de base florestal tem muito a ganhar com o vídeo. “Ele ajudará a diminuir o tempo de treinamento dos funcionários e para as empresas, ficará mais prático treiná-los através do vídeo com palestra, principalmente na questão da segurança do trabalho”, finalizou.