De uma muda de 50 centavos a um equipamento de 2 milhões de reais. Como o momento político-econômico atual impacta na cadeia produtiva do setor florestal e quais são os entraves que precisam ser vencidos? A situação atual de consumo de madeira, a falta de estatísticas e a elaboração do Plano Nacional de Florestas Plantadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão temas debatidos no 3° Encontro Painel Florestal de Executivos, que acontecerá na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, no próximo dia 28 de outubro.
O evento, coordenado e promovido pelo Painel Florestal, terá a presença da Frente Parlamentar de Apoio a Silvcultura, presidida pelo deputado federal Newton Cardoso Junior (PMDB-MG) que está articulando com a ministra Kátia Abreu, titular do Mapa, a palestra de encerramento.
Entre os debatedores já estão confirmadas as presenças do presidente da Fibria, Marcelo Castelli; do gerente da John Deere Construção e Florestal para América Latina, Roberto Marques; do presidente da Ponsse América Latina, Teemu Raitis; do diretor executivo da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Luiz Cornacchioni; do diretor de negócios da Innovatech, João Comério e de Andy Duff, Head of Food and Agribusiness Research do Rabobank.
Novas confirmações devem ser anunciadas nos próximos dias, entre elas a do Secretário de Políticas Agrícolas, André Nassar. A terceira edição do Encontro Painel Florestal de Executivos conta com o apoio institucional da Abag, da CNA e da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.
Pela primeira vez, o Encontro Painel Florestal de Executivos se distancia de São Paulo e acontece na capital federal buscando uma aproximação com a classe política, importante protagonista na missão de fomentar e desburocratizar novos investimentos.
Em sua terceira edição, o evento se consolidou como o mais importante fórum para discussões e análises conjunturais relacionadas ao setor de florestas plantadas do Brasil reunindo lideranças, presidentes, diretores e executivos das principais empresas do país.
Desta vez, o tema central será a política setorial e o planejamento estratégico da indústria brasileira de árvores para os próximos anos, baseado nas perspectivas de mercado atuais.
Programado para o dia 28 de outubro, das 14h às 21h30, o evento terá a presença da Frente Parlamentar de Silvicultura, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e também do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil assim como a Indústria Brasileira de Árvores também participarão do encontro.
A programação preliminar já está disponível [Programação] incluindo a possível presença da Ministra Kátia Abreu que foi convidada para palestrar durante o jantar de encerramento com os executivos.
De acordo com o diretor do Painel Florestal, Robson Trevisan, coordenador do encontro, outra novidade será uma mesa redonda com a presença dos fornecedores da indústria de base florestal. “Queremos, nessa edição, debater as demandas da indústria de insumos, de máquinas florestais, dos produtores de mudas, enfim, importantes parceiros do setor”, ressaltou Trevisan.
3° Encontro Painel Florestal de Executivos
Data: 28 de outubro, quarta-feira
Horário: 14h às 21h30
Local: Auditório da CNA – SGAN Q 601, Módulo K