NOTÍCIAS Ver Todas

Após bloqueio Governo garante R$ 5 milhões para recuperação da MT-170

Data: Terça-feira, 01/09/2015 21:54
Fonte: Assessoria do SIMNO

O encontro com o vice- governador Carlos Fávaro (PP), apoiado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso – Simno/Cipem, para discutir a atual situação da MT-170 terminou em resultado positivo.

A rodovia MT-170 foi bloqueada na última segunda-feira (24), por caminhoneiros locais, pois a atual situação (buracos), além de dificultar o acesso dos próprios moradores do município, coloca em risco a vida dos que ali transitam e causa enormes prejuízos aos veículos, originando quebra constante de peças. 

Desde o primeiro bloqueio ocorrido em janeiro deste ano, o Simno acoplado aos líderes do protesto, participou da busca pela solução do problema junto aos poderes competentes. Na ocasião o vice- governador prometeu soluções, inicou os trabalhos e dias depois abandonou o local. Oito meses depois foi encabeçado um novo protesto, desta vez os organizadores avisaram que só sairia do local caso o Governo assinasse o Termo de Ajuste de Conduta - TAC, que garantiria a reestruturação da MT.

Dois dias após, o congestionamento alcansou 6 km. Dado os fatos o governador avisou que não negociaria caso a MT- 170 permanessesse bloqueda. Sendo asim o pedido foi atendido e na última sexta-feira (29) o vice-governador Carlos Fávaro recebeu o Simno/Cipem, acompanhados por uma comitiva da região Noroeste para discutirem uma solução para a problemática apresentada. 

Após ouvir as reivindicações, o Governo apresentou soluções emergenciais para que a MT-170 esteja trafegável, principalmente no período chuvoso, que se aproxima. Fávaro garantiu que disponibilizará o montante total de R$5 milhões para a retomada das obras tendo em vista que financiamento da gestão passada para o programa Pró-Reforma não foi liberado. 

“A Guache/Encomind irá realizar uma reciclagem nos trechos que já estão comprometidos, á partir da segunda quinzena de setembro, e esta terá um prazo de 30 dias devendo ser concluída antes do período da chuva”, Ressalta Fávaro. 

Os prefeitos de Brasnorte, Eudes Tarcísio e o de Juína, Hermes Bergamim, que também participaram da reunião se comprometeram a colocar os maquinários dos municípios para trabalhar no trecho. 

Na ocasião o deputado Oscar Bezerra (PSB), apresentou um plano emergencial para chamar a atenção do governo do Estado. “Temos que ter consciência de que no interior, estrada é sinônimo de vida, e se não pudemos trafegar, teremos prejuízos não só na produção e na infraestrutura, mas principalmente, na saúde”, avaliou Oscar. 

Além dos prefeitos, produtores, vice-governador e secretário de Infraestrutura, participaram da reunião os deputados Saturnino Masson (PSDB) e Janaína Riva (PSD), presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de MT (SIMNO), Roberto Rios Lima e o diretor do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso(CIPEM), Valdinei Bento dos Santos.