NOTÍCIAS Ver Todas

Empresários do setor de base florestal participaram de assembleia mensal do Simno

Data: Segunda-feira, 15/06/2015 21:57
Fonte: Assessoria do SIMNO

Empresários do setor de base florestal participaram na quinta-feira (11), da 5ª Assembleia Geral Ordinária de 2015 do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). A reunião foi apresentada pelo Presidente Roberto Rios Lima e diversos assuntos relevantes ao setor foram tratados.

Os alunos que concluíram recentemente o curso de marcenaria – fabricação de móveis, estiveram presentes, assim como o instrutor Sidnei Marcos de Oliveira, que ressaltou o sucesso da parceria entre o Sindicato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na realização do curso, promovido sob demanda.

O presidente Rios ficou satisfeito com o resultado do curso. Parte dos produtos criados pelos alunos ficou exposta no hall de entrada do sindicato onde todos puderam apreciar. Em suas palavras, ele salientou que agora é aprimorar o que aprenderam e reivindicou um curso similar, porém, voltado à fabricação de portas.

Ele citou também a presença do Deputado Oscar Bezerra (PSB), que esteve no sindicato mês passado onde pôde ouvir os empresários da base florestal e levar seus anseios ao governador Pedro Taques (PDT) referentes a morosidade da Sema na liberação de projeto de manejo. Segundo Rios, sem as liberações o setor, responsável pela quarta economia do estado para e o desemprego já começa a afetar a região, como é o caso de Cotriguaçu, onde pelo menos 400 trabalhadores já foram demitidos.

Informações sobre o andamento da Convenção Coletiva 2015/2017 foi apresentado pelo Sr. Gioval Hermes.  Segundo ele, a negociação teve avanço e tudo indica que o valor da inflação será repassado nos pisos. Acima deles o sindicato ofereceu 6%, no entanto, o laboral quer 8%. Poderá haver um meio termo e um acordo ser fechado na próxima reunião do grupo.

Reuniões dos conselhos temáticos, como Condema, apresentado pelo vice-presidente Paulo Veronese e Ricardo Gravina, e Contema, por Liani Zeni, também foram destaques. Gravina citou que uma das ações no órgão está à liberação de R$ 1.200 para aquisição de mudas de árvores para o reflorestamento de uma nascente do Rio Perdido em Juína. Ele citou ainda que o Ministério Público poderá ceder ao Condema valores oriundos de multas, que poderá investir em alguma ação ligada ao conselho. Já Zeni cobrou a desburocratização do licenciamento ambiental.

Assuntos tratados nas reuniões em Cuiabá na sede do Cipem, Fiemt e no gabinete do governador Pedro Taques (PDT) foram abordados pelo presidente Rios. No Cipem começam os preparativos em torno de ações voltadas ao mês do meio ambiente. Já na Fiemt falou bastante sobre o E-Social, que começa em maio de 2016 para as empresas e muitas empresas não estão preparadas para essa reestruturação dos seus RH.

Foi realizada também a prestação de contas do mês de abril de 2015. Os convidados foram informados também sobre a feira da Expocruz, que ocorrerá no dia 19 de setembro na Bolívia. Os empresários interessados em participar devem procurar o sindicato.

O gerente do Sesi, Sidinei Rossa, apresentou o primeiro DVD de treinamento dos colaboradores da indústria madeireira. Foram produzidos vários vídeos voltados ao treinamento e a importância do trabalho seguro. Pelo Senai, Edna e o consultor Ronon falaram sobre a NR10 e NR12, que passa a ser uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Algumas indústrias de nossa cidade já foram visitadas por fiscais e a saída é se adequar as normativas.