Ocorreu nesta quinta-feira (18), na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), o curso ‘Como lidar com as Normas Regulamentadoras (NRs) que mais impactam a indústria?’, oferecido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com o sindicato.
A capacitação é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Empresários e representantes de várias indústrias de Juína participaram da capacitação, que abordou as dez principais normas regulamentadoras, algumas muito técnicas, que tem causado muitas dúvidas e impacto aos industriais.
“A gente está abordando uma série de questões, inclusive aquelas mais autuadas pelo Ministério do Trabalho”, revelou o engenheiro e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Aledson Costa, responsável por transmitir às informações do curso.
Ele revelou ainda que as indústrias que não seguem essas normas correm maior risco de acidente de trabalho e consequentemente poderão acionadas na justiça por reclamações trabalhistas. “Não cumprir alguma NR pode ocasionar na autuação da indústria e o pagamento de multa, por isso da importância do empresário ter o conhecimento das normas que podem impactar o seu negócio”, disse Costa.
Ainda no curso, os participantes ficaram por dentro da formulação das NRs, quais mais impactam a indústria, a segurança e saúde do trabalho e as ações da indústria para a competitividade. Além de explanação teórica, os participantes também realizaram exercícios práticos que contribuirão para a fixação do conhecimento.
O empresário Senhorinho Moura de Barros, da SM de Barros, recebeu a capacitação e vê a iniciativa como de extrema importância, já que os empresários estão desatualizados e despreparados. “As nossas máquinas são muito antigas e as condições não permitem trocá-las e com o curso será possível entrar na norma, se regularizar e vejo isso como muito importante para o setor”, revelou.
Roberto Rios Lima, presidente do Simno, agradeceu a FIEMT pela oportunidade de oferecer o curso aos empresários de Juína. Segundo ele, essas informações beneficiam as indústrias como um todo. “A partir de maio de 2016 nossas empresas terão que se adequar ao E-Social e a qualificação veio para somar, abordando a questão das NRs, principalmente a 10 e a 12, que são as mais difíceis de adequar. Apesar de não ser algo tão simples, acredito que nossas indústrias conseguirão atender a norma”, finalizou.