“O Senai Nova Mutum representa mais um presente do Sistema Fiemt à sociedade mato-grossense. Digo para a sociedade, pois esta instituição transforma vidas! E este é um valor inquestionável para qualquer cidade, estado ou país que busca o desenvolvimento”. Estas foram as palavras do presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, durante a cerimônia de inauguração da nova unidade no município. A primeira com conceito amplamente sustentável no Estado. Milan reforçou o lema que diz: “em tempos de crise, Crie!”.
Segundo ele, com esta inauguração está-se criando mais força para a indústria e, consequentemente, para todo Mato Grosso. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (25/02) e contou com a presença da diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, diretores do Sistema Fiemt e presidentes dos Sindicatos Patronais Industriais, e autoridades estaduais e municipais, além de empresários e representantes de instituições da iniciativa privada. Também marcou presença no evento o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, que salientou a importância de Nova Mutum em números de empregabilidade.
“Em um momento de uma crise histórica que o Brasil vive, este município é o campeão na geração de empregos do Estado. Vemos aqui uma preocupação desde a pré-escola. Agora, o município terá a oportunidade de completar esse ciclo de formação com dignidade e isso é certeza de sucesso. Quero parabenizar a Fiemt pelo desprendimento e pela dedicação em fazer uma obra tão grande, de qualidade, que será capaz de gerar cidadãos melhores e capazes de transformar a economia de nosso Estado”.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf, disse ter ficado surpreso ao ver a obra do Senai. “A vinda desta instituição séria para Mutum já mudou o panorama da cidade”. Ele reforçou o argumento sobre a crise ao dizer que enquanto muitos estão chorando, Mato Grosso está crescendo. “Oportunizar capacitação para as pessoas é a melhor forma de superar a crise. Com união, criatividade e, sobretudo, Educação vamos em frente”.
O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, dividiu a história do município em antes e depois da instalação do Senai-MT, tamanho foi o impacto da obra para o desenvolvimento da região. “Esse avanço vai muito além da infraestrutura, pois se trata de uma entidade que fará a maior obra que pode existir, que é a qualificação das pessoas. Este é um momento muito importante e espero que as pessoas busquem fazer o melhor de si”.
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que já foi presidente da Fiemt, disse ter ficado impressionado ao chegar na unidade e verificar a qualidade e a grandiosidade da obra. “Um prédio surpreendente, mas certamente muito mais bonitas serão as histórias contadas aqui dentro, onde vidas serão transformadas, pessoas receberão oportunidades e através da qualificação e da educação farão nosso Estado muito mais competitivo. É por essas e outras que o Senai de Mato Grosso é considerado o melhor do país”.
Empresários e autoridades realizaram uma visita guiada pelo auditório da unidade, laboratório de panificação, design de moda, máquinas operatrizes, informática, além de salas de aula e da biblioteca. A unidade faz parte do Programa para a Competitividade da Indústria Brasileira, liderado pelo Senai Nacional, e foi construída em uma área total de 5 mil m² que comporta 9 laboratórios, além de 20 salas de aulas, uma biblioteca, ambiente para ações móveis, auditório, cantina e refeitório. Uma capacidade que ultrapassa 1.3 mil estudantes dia.
Boa parte destes estudantes serão beneficiados por meio de parcerias com indústrias não apenas de Nova Mutum, como dos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso e São José do Rio Claro, que compreendem três regiões do Estado. Juntos, eles correspondem a cerca de 200 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Grande parte dessa população trabalha no setor industrial, só em Nova Mutum são aproximadamente 250 indústrias instaladas.