Foi realizada nesta quinta-feira (9), a 5ª Assembleia Mensal Ordinária do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (simno). Presenças importantes e assuntos relevantes ao setor foram tratados como a aquisição do terreno para armazenamento dos resíduos, manutenção da Rodovia MT-183 entre Juína e Aripuanã, esclarecimentos em relação a nova lei de combate a incêndio e pânico de Mato Grosso, feita pelo Major Neto do Corpo de Bombeiros, andamento das negociações do aditivo salarial para 2016, dentre outros.
A reunião contou com a presença de Clóvis Rech, da Remade Consultoria, responsável pela Revista da Madeira. Ele explicou que sua vinda a Juína teve por objetivo firmar uma parceria com oSindicato, no sentido de divulgar lá fora, as empresas em mercados compradores.
“Como nós temos alguns veículos de comunicação, incluindo a Revista da Madeira que há 26 anos trabalha na promoção e divulgação, nós viemos fazer junto com o sindicato e seus associados uma publicação focada na região e vendendo a imagem daqui para fora, não só exportação, mas também mercado interno, e cada evento que participarmos levarmos pra lá as opções de negócios da região e ao mesmo tempo trazer de lá novas oportunidades de produtos novos agregados, oportunizando assim que as empresas possam direcionar não a linha tradicional somente a madeira, mas agregar outros itens e com isso possam ter novos negócios sendo gerados aqui na região”, disse Rech.
O presidente Roberto Rios revelou que a Remade Consultoria já trabalha com alguns associados do sindicato, a exemplo da Jump de Colniza. “A nossa reunião foi bastante produtiva, o Clóvis que vem fazendo um ótimo trabalho de divulgação de produtos de madeira do nosso setor de base florestal para todo o globo terrestre, já está em vários países com muitas edições, vários contatos, inclusive com associados do Simno, indústrias de Rondônia que estão tendo bastante sucesso, algumas já estão exportando madeira para Dubai, China, Estados Unidos”, declarou.
A assembleia contou também com a presença da fabricante de termoelétricas Texas Industrial, representada por seu gerente comercial Thiago de Melo. “Ao tomar conhecimento de que o município de Juína, na verdade as madeireiras de Juína, tem um grande problema ambiental com os resíduos sólidos e inclusive está procurando alternativas pra dar destinação a esse resíduo, resolvi visitar com o objetivo de apresentar a termoelétrica como uma solução de transformar esse resíduo, que hoje é o passivo, em receita pra região, quer seja para o sindicato como entidade ou grupos econômicos que se interessem em montar termoelétricas, combustível que é o bem mais precioso pra esse tipo de investimento, vocês tem de sobra e hoje passa até de certa forma isso é um problema e a intenção nossa é apresentar a termoelétrica como a solução para esse problema ambiental”.
Para o presidente Rios, a termoelétrica pode ser uma das saídas para o setor com relação à destinação dos resíduos. “O fabricante das termoelétricas, que fabrica turbinas de até 30 megawhatts, similar a que está instalada no município de Aripuanã, veio avaliar a nossa situação e irá apresentar uma consultoria para o Simno no sentido de discutir a viabilidade de montar essa termoelétrica no terreno que será cedido pela prefeitura. A construção da termoelétrica seria fatiada entre os próprios associados do Simno que possuem a demanda de resíduos”, explicou.
Roberto falou também sobre o projeto que o sindicato está trabalhando que poderá, através de uma bactéria, transformar o pó de serra em adubo. “Estamos trabalhando com a bactéria que faz o pó de serra virar adubo, o experimento está ocorrendo na Delazza Madeiras em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína. Agora com relação ao terreno para armazenar esses resíduos, a informação que recebi do jurídico do prefeito é de que o projeto só falta ser assinado pra ser encaminhado pra câmara de vereadores de Juína”.
A reunião de junho do Simno contou ainda com a presença do Major Neto, comandante da 14ª CIBM, Capitão BM Evandro, Dayanni Paula Rossetto, gerente da unidade do Senai de Juína, empresário Geraldo Bento, presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), dentre outros.