Para marcar a passagem da Semana do Meio Ambiente, o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), realizou na tarde desta sexta-feira (10), a distribuição de mudas de árvores nativas. Foram cerca de 100 mudas das espécie Mogno, entregues gratuitamente à população.
Ação apoiada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), a doação das mudas foi realizada em frente a um grande supermercado de Juína e chamou a atenção de quem passava por ali.
Ezivar Constantino Barbosa levou pra casa uma muda e classifica como importante a ação. "É importante, tem que reflorestar, ainda mais essa espécie que não é muito comum, é como diz a frase plante uma árvore e salve uma vida", disse.
A senhora Zilda Inês Barbosa Franco é outra moradora que aproveitou a oportunidade e levou pra casa mudas de mogno. "Eu vou levar e plantar em casa, já até tenho o lugar reservado pra ela, gostei bastante e agradeço ao sindicato pela doação". Dona Zilda conta que recentemente plantou em sua casa uma castanha e já nasceu uma mudinha. "Todos nós temos que fazer a nossa parte, lá na nossa fazenda iremos plantar também", contou ela.
A distribuição das mudas foi idealizada pelo presidente Roberto Rios e acompanhada pelo vice Paulo Veronese, diretor executivo Ederson de Aquino, secretária executiva Elisandra Ribeiro e os empresários Ana Verona e Paulo Denegate.
Rios explica que diferente de outros materiais, como o ferro e o plástico, onde não é preciso plantar para obter matéria prima, o setor ainda que deixando 88% das árvores de pé com a prática do manejo florestal sustentável, incentiva o plantio sempre. "Nós dependemos da matéria prima nas nossas indústrias e somos quem mais incentiva a conservação das florestas, assim, estaremos garantindo a produção sustentável para a vida toda, a distribuição dessas mudas foi a forma que encontramos de mostrar pra sociedade que todos podem fazer sua parte plantando esperança", disse.
O vice presidente Paulo Veronese ressaltou que o sindicato vem há anos realizando ações em comemoração a semana do meio ambiente. "Nesse ano não seria diferente, não poderíamos deixar de comemorar uma data memorável como essas, assim, o presidente Roberto juntamente com os associados resolveu encampar essa ação mostrando pra sociedade a responsabilidade que temos junto ao meio ambiente e com as mudas destacar a importância de se plantar árvores. Estamos preocupados com o meio ambiente e a nossa parte estamos fazendo", frisou.
O gerente do Pasqualotto Supermercados, Gleiney Ferreira, que cedeu o espaço para que o Simno realizasse a ação, também aprovou a iniciativa. "Acho muito importante ações como essas que mostram a preocupação que o setor de base florestal tem com o meio ambiente. Acredito que todos nós temos que nos preocupar e buscar fazer a nossa parte, não poluindo e nem destruindo um bem tão precioso para essa e para as gerações futuras", finalizou.