NOTÍCIAS Ver Todas

Manutenção da BR-174 e terreno para implantação de fábrica de adubos foram destaques na reunião mensal do Simno

Data: Quarta-feira, 13/07/2016 22:51
Fonte: Assessoria de Imprensa

Empresários do setor de base florestal participaram da Assembleia Mensal Ordinária do mês de Julho do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). A reunião foi realizada na quinta-feira (07) na sede do sindicato em Juína.

O presidente Roberto Rios iniciou abordando os principais assuntos discutidos nas reuniões da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM). A identificação da madeira feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA foi um dos temas, já que poderá retornar no estado a partir do mês de agosto.

Rios comentou sobre a Feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que acontecerá no mês de setembro, onde empresários de Juína e região poderão marcar presença. O vice-presidente Paulo Veronese abordou as discussões em torno dos conselhos temáticos, onde o Simno tem cadeira ativa.

Foi destaque na reunião a manutenção da BR-174, trecho entre Castanheira e Colniza. O contrato do governo com a empreiteira Rodocon venceu e não será possível firmar um novo até o final do ano, o que resultará na paralisação dos trabalhos de manutenção na estrada, prejudicando o setor de base florestal e toda população que depende daquela estrada. O presidente do sindicato entende que se não forem feitos os reparos devidos no período de estiagem, a trafegabilidade da rodovia ficará comprometida no período chuvoso.

Em relação ao terreno cedido pelo município para o armazenamento de resíduos e a implantação de uma fábrica de adubo também foi discutido. O presidente Roberto Rios explicou que a doação/liberação do terreno teve que passar pela câmara de vereadores onde os parlamentares teriam realizado duas votações e a terceira ocorreria na sessão desta segunda-feira (11).

O projeto passou por aquela casa de leis em terceira votação e foi aprovado por unanimidade. O próximo passo será a câmara remeter o processo ao poder executivo para que o prefeito interino, Zulmar Curzel (PTB), popular Carequinha, possa sancioná-lo e publicar a doação em comodato ao sindicato.

“Vejo que os vereadores entenderam nossa proposta ao solicitar aquele terreno, pois, iremos implantar essa fábrica de adubo, eles já visitaram a unidade experimental do ‘Projeto de Compostagem de Serragem pela adição de consórcio Bacteriano’ e viram a importância desta ação. Agradeço o apoio recebido de nossas autoridades e aguardamos a publicação para assim iniciar os trabalhos”, disse.