Mais de 25 mil hectares de manejo florestal sustentável, pertencentes à Indústria Rohden, detentora do primeiro ‘Selo Verde’ de Mato Grosso, em Juruena, foram invadidos por grileiros no último dia 02 de abril.
O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), representando oito cidades da região, vem a público emitir nota de repúdio por tal ato.
O principal sindicato de base florestal da região noroeste e um dos mais importantes do Estado, não pode se calar diante de tamanha agressividade, já que além de cometerem sérios danos ambientais na área, os grileiros atearam fogo em dois acampamentos dentro da floresta e dispararam contra caseiros, que só não foram mortos porque fugiram do local.
Na invasão, cerca de 10 hectares de floresta já foram destruídos pelos grileiros que piquetearam a área e ameaçam incendiar a qualquer momento a indústria Rohden e a residência da família Stühler.
Os empresários Apolinário e Fellipe Stühler, proprietários da Rohden, vieram para Mato Grosso na década de 1980 acreditando no sonho de produzir e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso. Eles adquiriram a área pertencente à Rohden de forma legal e, em 12 de fevereiro de 1980, fundaram a indústria, que é hoje uma das mais promissoras da região. Logo, no ano de 1992, iniciaram o manejo. Desde então, toda madeira manejada da floresta para a produção na indústria tem origem em projeto sustentável.
O grupo emprega atualmente 80 trabalhadores e diante disso, cobramos que as autoridades constituídas se posicionem e façam valer o direito adquirido, retirando da área os invasores e lhes destinando terras de reforma agrária. O que não pode é uma indústria geradora de emprego e renda no Estado ser prejudicada em detrimento de questões políticas.