Foram mais de 02 meses de curso que habilitaram 19 alunos a ingressarem no ramo do Artesanato de Pequenos Artefatos de Madeira. Centenas de brinquedos pedagógicos foram confeccionados no decorrer do curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), e que proporcionarão a diversas famílias a possibilidade de aumentarem sua renda.
O encerramento do curso ocorreu na noite desta segunda-feira (02) no Senai. Foram entregues certificados de participação para cada um dos alunos. Uma delas é a jovem Ana Mara Figo. Ela conta que a participação no curso trouxe conhecimento para ser usado na fabricação de brinquedos que vão ajudar profissionais na área da educação.
O curso teve outro fator importante, que foi o reaproveitamento dos resíduos gerados nas indústrias de móveis da cidade, são peças que a gente fez reaproveitando esses materiais que acabariam indo para o lixo, processamos esses materiais e produzimos lindas peças”, contou.
Fábio de Souza é outro participante. Ele revelou que após o curso pretende ingressar com sua esposa na área do artesanato, agregando mais renda na família. “Eu tenho uma telemensagem e pretendo incrementar com cestas, caixas de presentes e brinquedos que aprendi a fazer durante o curso. O curso foi fácil, mas é preciso ter paciência, principalmente na hora de trabalhar com as ferramentas”, ressaltou.
O instrutor do curso foi o artesão Francisco, conhecimento por Chico Artesão. Ele explicou que o curso foi ótimo, principalmente no aproveitamento de madeira. “Nós abordamos de tudo um pouco no curso, aprenderam o que é a madeira, a reciclagem, aproveitamento, o trabalho das peças desde o início até o término com verniz e pintura”.
De acordo com a gerente do Senai, Dayanni Paula Rosetto, o curso surgiu como um projeto social entre o Simno e o Senai e todos os brinquedos serão doados para instituições carentes que cuidam de crianças. “Estamos finalizando o curso que foi um sucesso, os alunos tiveram a competência teórica e prática pra saírem no mercado produzindo artefatos de madeira aumentando a renda de suas famílias”.
O presidente do Simno, Roberto Rios, avaliou a parceria com o Senai na realização do curso como importante, uma vez que a iniciativa visou destinar parte dos resíduos gerados pelas indústrias.
“Quero agradecer a federação nas indústrias na pessoa do nosso presidente Sr Jandin José Milan que nos deu a honra de receber esse curso gratuitamente. Avalio como muito importante, e novas parcerias estão por vir, principalmente de inovação para todas as indústrias de portas do noroeste do estado”, revelou.