NOTÍCIAS Ver Todas

Memorial da Floresta é destaque em Amostra de História em Juína

Data: Quinta-feira, 05/05/2016 08:07
Fonte: Assessoria de Imprensa

Parte dos 34 anos da cidade de Juína está sendo contada através da 1ª Amostra do Instituto de História e Memória, exposta no plenário antigo da câmara de vereadores. Até sexta-feira (06) a população poderá conferir, através de fotos e textos, a vida do município e de importantes instituições e organizações sindicais. O grande destaque é o Memorial da Floresta - Simno e Associados, onde as novas gerações estão tendo a oportunidade de verem o quanto o segmento de base florestal contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, principalmente na geração de empregos.

Com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), o Simno elaborou os painéis de madeira, composta por 50 peças, retratando toda a história de garra dos personagens que movimentaram (e movimentam) boa parte da economia da região noroeste é contada e disseminada ao maior número de pessoas possível.

A abertura da 1ª Mostra do Instituto de História e Memória de Juína ocorreu na tarde desta terça-feira (03) e contou com a presença de diversas autoridades. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, esteve presente e agradeceu a comissão do instituto pela parceria.

“Está sendo muito gratificante participar dessa exposição e mostrar como surgiu o setor de base florestal, graças à visão de pessoas empreendedoras que lutaram e continuam lutando por nossa região. É a história de algumas indústrias que chegaram na época, eu mesmo cheguei nesta cidade com 19 anos de idade e vi tudo isso crescer, a cidade ser feita, as ruas serem traçadas, no módulo 5 mesmo a primeira casa foi a do meu pai e pra mim é um orgulho muito grande ser cidadão juinense, chegar em maio de 1985, casar, constituir família e no ano 2000 abrir a minha empresa", disse.

O memorial é composto por fotos e informações sobre o Simno desde sua fundação e também das indústrias madeireiras e moveleiras, bem como seus proprietários, alguns colaboradores e suas famílias, ex-presidentes, funcionários que se destacaram e empresas contando a trajetória de luta desde a fundação das empresas e suas perspectivas futuras.

Além do Simno, o evento relata um pouco da história do Senai, Sesi, Escola Pestalozzi, CTG Relembrando os Pagos, CEI Dom Franco Dalla Valle e outras entidades de Juína.