NOTÍCIAS Ver Todas

Simno reivindica manutenção emergencial da Rodovia MT-183 entre os municípios de Juína e Aripuanã

Data: Sexta-feira, 20/05/2016 08:12
Fonte: Assessoria de Imprensa

A MT-183, que liga os Município de Juína e Aripuanã, é uma importante via de acesso a matéria prima e de escoamento da produção da região. Muitas indústrias, geradoras de empregos em Juína, dependem desse acesso para abastecer seus estoques, porém, otrecho necessita de manutenção urgente, registra-se que a manutenção chegou a ser iniciada no mês de abril com um trabalho paliativo nos trechos mais problemáticos, porém as máquinas do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sócioeconômico foram recolhidas pelo governo do estado deixando sem respostas o setor de base florestal e todos que dela dependem.

Em busca de unir esforços, o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), por meio do presidente Roberto Rios, enviou Ofício a diversas autoridades estaduais e na última terça-feira (17) se reuniu com o prefeito de Juína, Hermes Bergamim (PSDB) onde cobrou apoio na reivindicação da manutenção, vale o registro de que a reivindicação recebe o apoio do Cipem – Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso.

“Nós enviamos ofício para vários deputados e até para o governador Pedro Taques, através do secretário estadual da infraestrutura (Sinfra), e conseguimos que o maquinário iniciasse a manutenção sentido Aripuanã. Foi feito o trabalho até o distrito de Filadélfia, porém, temos muitos projetos de manejo que ultrapassam essa localidade, matéria prima esta que servirá para abastecer mais de 80% das indústrias de Juína na safra de 2016”, disse.

O presidente Rios explicou que no último dia 11 o governo mandou recolher todo o maquinário até segunda ordem. Uma nova licitação é esperada. “Devido à iminência de ficarmos sem matéria prima dentro das nossas indústrias convidamos o prefeito e alguns empresários que possuem projetos naquela região para decidir o que pode ser feito para auxiliar”.

Um dos empresários que depende dessa estrada é o senhor Alcides Sunchesk Filho. Ele cobra que as máquinas devem retornar ao trabalho no trecho o mais breve possível. “A nossa reivindicação é que o sindicato se una com a prefeitura e com o governo do estado para que o trabalho seja retomado. Cobramos do prefeito um posicionamento no que tange o trabalho que vinha sendo feito pelo estado em parceria com a prefeitura e com oapoio do Simno, precisamos é da continuidade da manutenção”, cobrou.

O prefeito Hermes Bergamim (PSDB) disse que, na medida do possível está atendendo as cobranças e explicou porque as máquinas do consórcio foram retiradas da estrada. “O sindicato solicitou o patrolamento do trecho que liga a Filadélfia até o Rio Furkin e iremos auxiliar no que for possível, acredito que nos próximos dias isso poderá ocorrer. O estado disse que está colocando a casa em dia e por isso recolheu o maquinário, porém, em 30 dias a situação será revista ou mesmo uma nova empresa poderá ser contratada para fazer essa manutenção”, finalizou.