NOTÍCIAS Ver Todas

Empresas devem cumprir a lei para evitar multas, afirma consultor da CNI

Data: Sexta-feira, 07/10/2016 08:28
Fonte: Assessoria FIEMT

Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria? Este foi o tema do curso ministrado, nesta quinta-feira (06/10), para representantes do setor industrial de Juína e região, que se reuniram na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) em busca de informações para a implantação e cumprimento das normas regulamentadoras dentro das empresas.

A capacitação foi ministrada pelo consultor da CNI, Luís Carlos Martins, que expôs os principais itens das NRs que as empresas devem cumprir para evitar autuações por parte do Ministério do Trabalho. “Não importa o tamanho da empresa ou as dificuldades que ela tenha, as normas de segurança no trabalho devem ser cumpridas. Atender a lei é a única forma de a empresa evitar multa”, explicou Martins.

Ao todo, o consultor abordou dez normas regulamentadoras que têm tido mais impacto em termos de autuações para a indústria. As NRs número 5 (CIPA); 6 (EPI); 7 (PMCSO); 9 (PPRA); 12 (Máquinas e Equipamentos); 15 (Atividades e Operações Insalubres); 16 (Atividades e Operações Perigosas); 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e 35 (Trabalho em  Altura).

Para os participantes, o curso, com duração de oito horas, foi um grande aprendizado, pois foram abordados temas relevantes e atuais que impactam a produtividade da indústria. “Todo conhecimento é válido e o curso trouxe informações que vão contribuir com as empresas no cumprimento das normas”, disse o gerente administrativo de uma empresa de beneficiamento de madeira, Elton Antonio Rauber.

Já a empresária Talita Santos contou que ficou muita satisfeita com a capacitação. “Valeu a pena, pois eu tinha um conhecimento básico das NRs e hoje aprendi muita coisa que vai me ajudar a implantar melhorias na empresa”. Além de empresários, o evento contou com a participação de gerentes, coordenadores de recursos humanos, engenheiros e técnicos de segurança, além de profissionais que atuam no Serviço Social da Indústria (Sesi-Juína), que oferece serviços de saúde e segurança no trabalho para as indústrias.

A capacitação é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias (Sebrae). Em Juína, foi ofertado gratuitamente pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), juntamente com o Simno.