NOTÍCIAS Ver Todas

Simno realizou assembleia mensal com associados; Terreno para compostagem e Azul Linhas Aéreas são temas

Data: Terça-feira, 20/09/2016 08:46
Fonte: Assessoria do SIMNO

Diversos assuntos importantes para o setor de base florestal foram pautados na 7ª Assembleia Mensal Ordinária do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), realizada na quinta-feira (15) na sede do sindicato em Juína.

Os associados foram atualizados em relação as últimas informações referente à aquisição do terreno para armazenamento dos resíduos, localizado na MT-170 doado pelo poder executivo municipal e devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com o presidente Roberto Rios, o processo de escrituração do mesmo foi iniciado e ao término os trabalhos efetivamente iniciarão. A intenção é que o local sirva para a produção, em larga escala de um melhorador de solo produzido a partir da compostagem do pó de serra misturado ao Rúmem do boi. Essa prática é uma alternativa eficaz na destinação correta do resíduo e a princípio, mais econômica para a adubação do solo.

O terreno foi destinado a Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU), atualmente em processo eleitoral para troca de diretoria. Reuniões serão realizadas na sede do sindicato para definir quais nomes comporão chapa que concorrerá a diretoria, imprescindível para continuidade dos trabalhos.

A reunião abordou também a participação de associados na Feira ForMóbile 2016, realizada de 26 a 28 de julho e trouxe os principais temas discutidos nas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), por exemplo, o retorno polêmico  da identificação de madeira, importante registrar que até o momento os procedimentos não estão definidos, outra preocupação do setor é a cobrança do ICMS na comercialização dos produtos primários (Toras) e ainda,  discussão da Pauta da Madeira e a prorrogação do CRV – Coeficiente de Rendimento Volumétrico.

"Essa reunião acontece todo mês no sindicato informando aos associados os principais assuntos em destaque em nível estadual e federal, hoje falamos sobre o terreno de 12 alqueires que será utilizado como campo experimental do melhorador de solo e futuramente uma termoelétrica para geração de energia elétrica", destacou Rios.

Roberto informou ainda que foi procurado pelo presidente e diretores da Azul Linhas Aéreas que expuseram o interesse da companhia em se estabelecer em Juína. "A intenção deles é fazer a linha Alta Floresta a Juína, Juína a Sinop e Sinop a Cuiabá com aviões turboélice com capacidade para cerca de 70 passageiros. Enviaremos documento coletivo para a presidência da Azul, juntamente com outros sindicatos, fortes representantes da nossa economia, como o Sindicato Rural e a Ascom/CDL, para que eles se comprometam a implantar a linha, considerando que o que faltava era a iluminação da pista e principalmente o Corpo de Bombeiros, hoje já temos e está bem fácil trazer a Companhia Azul para o nosso município", finalizou.