Juína (MT) – Os primeiros resultados do programa Brasil Mais Produtivo já podem ser percebidos na região de Juína. Um dos cases de sucesso é o da Serraria Juinense, que conseguiu ampliar em 25% a produtividade com a alteração de alguns processos. Além do ganho financeiro, a empresa obteve avanços no controle da produção e na comunicação entre a equipe.
A empresa familiar possui, atualmente, 13 funcionários. De acordo com a proprietária, Talita Santos, o resultado veio antes do fechamento do novo layout que ainda terá alguns ajustes para 2017. “Foram várias pequenas mudanças que impactaram em todo o fluxo do processo produtivo, favorecendo a fluidez do trabalho. Com isso, conseguimos não apenas produzir mais e melhor, como tornar o ambiente mais leve e as relações entre os funcionários colaborativas. Até a postura dos líderes melhorou”, comenta.
O programa garante pelo menos 20% de aumento na produtividade e, em todas as empresas de Mato Grosso, o índice foi superior, além dos ganhos que não podem ser mensurados em números. “São ferramentas simples que, se bem aplicadas, se tornam infalíveis”, afirma o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai-MT, Valdir Souza Jr.
Subsídio
O Brasil Mais Produtivo é um programa do Governo Federal, desenvolvido por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em parceria com a CNI e o SENAI. O programa oferece subsídio de 83% para indústrias dos segmentos de Alimentos, Bebidas e Móveis.
O programa interfere diretamente no processo produtivo das empresas, o que garante a competitividade. “A melhoria constante é uma meta que toda organização deveria ter, mas nem sempre é possível exercitar este olhar de dentro do negócio. É fundamental uma visão externa e criteriosa que avalie e aponte caminhos. Os consultores do Senai estão preparados para oferecer soluções e garantir a produtividade”, esclarece a gerente da unidade do Senai-Juína, Dayanni dos Santos.
Mais informações - Saiba tudo sobre o programa e veja como participar no site do Brasil Mais Produtivo.