NOTÍCIAS Ver Todas

SIMNO e SENAI oferecem Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) em Gestão Empresarial e Processo Produtivo da Madeira

Data: Sexta-feira, 19/10/2012 08:33
Fonte: Assessoria do SIMNO

As empresas madeireiras e moveleiras do noroeste de Mato Grosso estão tendo grandes oportunidades de aperfeiçoamento com os Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) em Gestão Empresarial e Processo Produtivo da Madeira.

Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Unidade Juína, serão prestados os serviços de "Assessoria e Consultoria em Avaliação de Layout e Otimização de Processos de Produção", "Consultora em Gestão de Custos e Formação de Preços", além de "Assessoria e Consultoria nas Máquinas e Setores do Processo Produtivo de Base Florestal".

As empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (SIMNO) contam com um subsídio de 80% do valor. A Assessoria Técnica em Processo Produtivo tem carga horária de 40 horas e tem como objetivo avaliar o layout atual e fluxo produtivo de toda a fábrica visando a otimização da produção e diminuição desperdício de matéria prima.

É oferecido mapeamento do fluxo produtivo, levantamento da disposição dos equipamentos e estrutura física da empresa, desenho do novo layout otimizado os processos conforme o PCP e monitoramento dos resultados.

Consultora em Gestão de Custos e Formação de Preços tem carga horária de 64 horas visa desenvolver sistema de controle e monitoramento de custos operacional para subsidiar a formação do preço do produto. A empresa interessada terá o serviço técnico de identificação e mapeamento dos processos, mapeamento e identificação dos custos fixos e variáveis, definição de preços e margens de rentabilidade, recomendações para diminuição do custo operacional.

Já o serviço de Assessoria e Consultoria nas Máquinas e Setores do Processo Produtivo de Base Florestal tem carga horária de 10 a 16 horas dependendo da máquina e tem como objetivo acompanhar o processo e entrada da matéria prima de cada máquina, processamento da matéria prima de acordo com os produtos manufaturados, identificação das possíveis oportunidades de melhorias e implementação das mesmas em cada setor.

A empresa que se interessar por esse serviço terá orientações técnicas aos seus profissionais de setor; diagnóstico operacional para avaliar o processo atual; acompanhamento e foco no melhor aproveitamento da madeira versus produtividade, bem como, repasse de conhecimento técnico operacional e registro dos resultados.

O prazo para aderir aos Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) em Gestão Empresarial e Processo Produtivo da Madeira está se esgotando e as empresas interessadas devem entrar em contato imediatamente com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (SIMNO) para verificação de custos.