Está tudo pronto para o início do Curso de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira (NR 11) nessa sexta-feira, 23 de novembro, em Juína. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (SIMNO) e do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM).
A realização do curso é mais uma proposta do Programa "SIMNO em Ação", que visa qualificar profissionalmente os colaboradores das empresas filiadas ao sindicato. A parte teórica do curso acontecerá em dois períodos - vespertino e noturno.
A abertura está marcada para às 13h e se estenderá até às 17h. À noite o curso continua das 19h às 23h no auditório do SIMNO.
Já no sábado, 24 de novembro, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala colocando a mão na massa através das aulas práticas. Elas serão das 07h às 11h e das 13h às 17h no pátio da Indústria Damiani (Verdam).
Trabalhadores de 11 empresas (Madvisa Madeiras, MR Madeiras, Maze Madeireira Zeni, E. J. Noatto, Madri, Compensados Juína, Romildo, Juína Madeiras, Damiani Madeiras, Baza e Rampon), totalizando 20 vagas, participarão do treinamento, indispensável para os que desejam trabalhar com pá carregadeira.
O Curso NR 11 – Operação e Manutenção de Pá Carregadeira - terá a carga horária de 16h e discutirá os conceitos de NR 11 - operação e manutenção de Pá Carregadeiras, além de colaborar para a redução do nível de envolvimento dos Participantes em incidentes e acidentes que comprometem a segurança pessoal e patrimonial.
Visa ainda levar o Grupo a reflexões sobre a melhor maneira de efetuar as operações com a Pá Carregadeira, discutir as condições de redução de custos através de uma correta operação, apresentar as principais causas de acidentes ocorridos na operação devido a não observância das normas de segurança, bem como colaborar para melhor produtividade do trabalho com qualidade e segurança.
O Programa "SIMNO em Ação" levou durante o ano de 2012 diversos cursos de qualificação aos colaboradores das indústrias filiadas ao sindicato. Praticamente todas as cidades da base onde houve demanda - Aripuanã, Colniza, Juruena, Cotriguaçú e agora Juína - receberam os cursos de Operação de Pá Carregadeira, Operador de Motosserra e Operador de Caldeira, sempre com apoio direto do CIPEM.