Quem passa em frente a sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), no município de Juína-MT, logo percebe uma iluminação diferente: a área externa está completamente rosa. A “roupa nova” do Simno é uma demonstração de apoio à campanha Outubro Rosa, realizada anualmente neste mês, marcando o combate ao câncer de mama.
O movimento surgiu na década de 1990, com o objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha estimula a participação da população no compartilhamento de informações sobre a doença, incluindo indicações sobre o autoexame.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, totalizando 28% dos registros. Em 2019 são estimados cerca de 60 mil novos casos novos de câncer de mama no país.
O trabalho de prevenção, incluindo exames periódicos, auxiliam no diagnóstico e combate à doença, diminuindo o risco de morte. Por isso, campanhas como a do Outubro Rosa são fundamentais e devem envolver toda a sociedade.