Na tarde da última terça-feira, 04, representantes do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Associação Comercial e Empresarial de Juína (ASCOM) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Juína (CDL), e Prefeituras de Juína e Brasnorte, reuniram-se com o senador Carlos Fávaro para alinhar sobre a importância da federalização da MT-242 para a BR-242, com trajeto correto para garantir melhor rota a ser implantada.
Durante o encontro foram apontados os principais entraves que os setores produtivos enfrentam para escoar seus produtos,principalmente, pela falta de investimentos em infraestrutura rodoviária. Os representantes enfatizaram a vocação econômica regional com foco no crescimento das economias de base florestal, agricultura e pecuáriade Juína e região Noroeste e as dificuldades atuais, dentre elas os entraves ao crescimento dos municípios de Brasnorte e Juína, nova rota do agronegócio, que são penalizados pela falta de investimentos em logística.
Entre os argumentos sobre a importância da federalização, os representantes citaram o exemplo do trecho entreSorriso, Itanhangá, Brianorte e Brasnorte até Juína que já foi executado (contemplado pela Lei 5.917 de 10 de setembro de 1.973 e alteradoem 2008pelo então senador Garibaldi Alves Filho). Assim, reforça a importância da federalização da MT-242apontada pelo então deputado Neri Geller, através da Indicação n.º 892, de 2019.
Fávaro garantiu ter compreendido a preocupação dos setores em manter a proposta de rota e declarou apoio à demanda. Ainda durante a reunião foi mencionado que em outros trechos da proposta de alteração do percursoonde não foi considerado que na rota que liga Juruena, Cotriguaçu e Alta floresta já existe estrada pavimentada e ponte de concreto que ligam todos estes municípios à BR-163, assim opleito fortalece ainda mais a proposta inicial.
Todos os representantes protocolaram junto ao senador documentos com exposição de motivos reforçando a solicitação de apoio ao Governo Federal de manutenção da proposta original.O SIMNO e CIPEMbuscaram além, desta entrega formal, encaminhar também para os deputados federais e estaduais, senadores e Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) a mesma propositura.
Não concordamos com mudança de rota, isso traria enorme prejuízo para a região Noroeste, deve haver investimentos focando beneficiar esses Municípios, alterar o trajeto significa impedir o crescimento, pontua Roberto Rios Lima, presidente do SIMNO.