A primeira tentativa de formação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Mineração de Juína, sob a administração do Prefeito Hermes Bergamim, caiu por terra nessa terça-feira, 15 de janeiro, com o pedido de afastamento do secretário Aderval Bento.
Seu pedido de exoneração se deu em razão da falta de estruturação financeira, uma vez que a secretaria foi criada no papel, porém não possui instalações físicas e operacional como localização, mobiliário, colaboradores, indispensável para os trabalhos inicias e seu funcionamento contínuo.
A indicação do Sr. Aderval Bento partiu do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), essa indicação foi cedida pelo Prefeito Hermes Bergamim.
Com a notícia, o setor florestal se reuniu na tarde desta terça-feira, 15 de janeiro, na sede do SIMNO visando encontrar uma saída. Os associados se mostraram prestativos e resolveram contribuir com parte da estruturação física da secretaria, doando escrivaninhas, computadores, impressoras e assumem o aluguel da sala comercial por 06 meses.
Para o presidente Roberto Rios, “esta é uma secretaria de extrema importância para o desenvolvimento de nosso Município, porém, entendo que caso o Município não esteja preparado para efetivá-la sugiro ao Prefeito Hermes que adie por mais alguns meses, é importante lembrar que não se trata apenas de estruturação física, mas também deve estar apta a receber e atender as demandas que com certeza surgirão”, disse Rios.
No final da reunião o Prefeito Hermes Bergamim foi convidado a se fazer presente, aceitou o convite e fez uma breve apresentação da situação financeira atual do Município e pediu um prazo entre 30 à 90 dias para poder organizar a casa. Ele relatou que há muitas dívidas a pagar e não se vê uma forma de investir na estruturação da secretaria nesse momento.
Com o pedido de demissão do secretário Aderval, e caso não seja possível sua volta, a indicação de um novo nome para ocupar a vaga ocorrerá em consenso entre a indústria, representada pelo SIMNO, comércio, representado pela ASCOM e CDL, produtores rurais através do Sindicato Rural, além das demais esferas envolvidas com a secretaria.