NOTÍCIAS Ver Todas

SIMNO busca parceria com Frigorífico na destinação de resíduos florestais

Data: Sábado, 19/01/2013 08:58
Fonte: Assessoria do SIMNO

O Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), Roberto Rios, visitou nessa quarta-feira, 16 de janeiro, as dependências do Frigorífico JBS Friboi de Juína visando firmar uma parceria na destinação dos resíduos florestais que são gerados no município com esse importante gerador de emprego de nossa cidade.

A diretoria do SIMNO foi recebida pelo Sr Claudinei Cáceres Oliveira, responsável pela compra de suplementos, que explicou que o frigorífico sempre deu preferência para os produtos de Juína e Região, e com os resíduos (lenha) não é diferente.

Nessa questão o JBS utiliza resíduos da Madeireira Zeni. O presidente Roberto Rios informou que a base territorial do SIMNO abrange 08 cidades e convidou o Sr Claudinei para participar da próxima reunião ordinária e explicar os procedimentos para aquisição e também a quantidade consumida mensalmente.

Claudinei informou que desde o mês de dezembro de 2012 e atualmente está buscando lenha de eucalipto no município de Campo Novo do Parecis, pois, a lenha gerada pelas indústrias locais não estava tendo a combustão necessária e estava prejudicando a produção.

Ele explicou ainda que o custo dessa compra é muito alto devendo buscar novas alternativas. O presidente Rios perguntou se já foi feito algum teste com o briquete e qual seria o resultado. Claudinei disse que sim e o resultado foi excelente, mas, o custo inviabiliza devido a não ser produzido na região.

Finalizando, Roberto sugeriu que ele faça o teste com uma carga de galhos, resíduos do manejo florestal sustentável, e se der certo poderá beneficiar todas as partes.