Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, às 19:00 horas, aconteceu a 5º Assembleia Geral do Sindicato das Industrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso, onde foi realizada a prestação de contas e tratado de temas importantes aos empresários do setor de base florestal.
Um dos assuntos discutidos durante a reunião, foi a implantação do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA 2.0), que vem sendo preparado há dois anos, após algumas dificuldades, a expectativa é de que ele entre em vigor ainda em 2022.
Um dos principais diferenciais do novo SISFLORA é a possibilidade de implementar a cadeia de custódia da madeira, que garante a rastreabilidade do produto desde a exploração até o consumidor final. Antes, o acompanhamento era feito a partir dos dados do inventário florestal, com volumes estimados de madeira a ser explorada. Com o novo sistema, o controle passa a ser feito pelo órgão ambiente, árvore a árvore, com inserção de novos dados detalhados a cada etapa do processo.
Durante a assembleia, o Presidente do SIMNO, Edvaldo Dal Pozzo, também aproveitou para lembrar aos associados que aqueles que pagaram a “Taxa de Segurança contra Incêndio – TACIN” tem direito de reembolso, pois após uma ação coletiva proposta pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), a taxa foi reconhecida como inconstitucional.
A assembleia geral aconteceu na sede do sindicato, localizada na Av. Floresta, bairro módulo 04, e contou com a participação dos associados.
Redação: Alana Magalhães
Reportagem: Claudecir Zilio