NOTÍCIAS Ver Todas

SIMNO promove palestra Incentivo fiscal para o Setor de Base Florestal.

Data: Sexta-feira, 07/07/2023 16:00
Fonte: Yuri Klauck, assessoria de Imprensa SIMNO

 

Para esclarecer sobre o benefício fiscal do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Mato Grosso (PRODEIC), o Sindicato da Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (SIMNO) promoveu uma palestra com o tema “Incentivo Fiscal para o Setor de Base Florestal”, na quinta feira (06), às 19h30, na sede do sindicato para os empresários associados ao sindicato, escritórios de contabilidade que prestam serviços e assessoria às indústrias madeireiras de Juína e região e colaboradores das indústrias. A reunião contou com a presença de 60 participantes. Representantes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON - MT) apresentaram os requisitos, as vantagens e obrigações para as indústrias que se habilitarem ao programa. 

O presidente da SESCON, Marco Aurélio Ribeiro Coelho Junior explicou que o programa é destinado aos setores industriais, agroindustriais e minerais e visa desenvolver as atividades econômicas, proporcionando os benefícios de diferimento e redução do ICMS. “O incentivo fiscal é sobre o ICMS, de acordo com a lei 631/2019. Quando faz o credenciamento do benefício fiscal, através do programa no Sefaz já tem o deferimento na compra de equipamentos mobilizados. No caso do setor madeireiro, na produção interna a redução é de 65% nas vendas de madeira serrada e 75% nas vendas de compensados e nas operações interestaduais é de 85%. Hoje com a inflação e pelo volume de produção, as empresas estão estourando o teto do Simples Nacional e migrando para o lucro presumido e aderindo os benefícios fiscais”, informou.

Para o contador do SESCON Sidinei Benedito de Amorim, os contadores são fundamentais para analisar a viabilidade e a manutenção do benefício. “O contador tem a responsabilidade de fazer o estudo de viabilidade, o planejamento e o impacto econômico a fim de demonstrar, através de dados e números, a viabilidade de adesão ou não ao Prodeic. De posse desses resultados, vai analisar também se os produtos daquela indústria estão aptos a receber o benefício e fazer o credenciamento para que possa utilizá-lo”, pontuou.

Para Edvaldo Dal Pozzo, Presidente do SIMNO, este evento não só acrescentou com o conhecimento dos empresários de Base Florestal que estiveram presentes, como também fez questão que os contadores de toda região participassem de forma presencial ou remota, para em conjunto com o SIMNO e SESCON/MT possam atender todas as demandas de nosso setor, e ainda destacou, “Esta conquista e a participação em massa não só somam para o sindicato, e sim, uma grande conquista em conjunto com a Federação das Indústrias de MT, FIEMT, e SESCON/MT, que deu total apoio para realização deste evento.

Os contadores que estiveram presentes, agradeceram a oportunidade de estarem participando, também em falas de agradecimento ao SIMNO ressaltaram o quanto são importantes as participações e a socialização empresarial de ambos os setores, somando ainda mais para seu conhecimento.