NOTÍCIAS Ver Todas

Cartilha orientativa é apresentada em treinamento dos executivos

Data: Segunda-feira, 11/03/2013 09:10
Fonte: Assessoria Cipem-MT

A superintendente de desenvolvimento sustentável do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Silvia Fernandes, realizou o lançamento da primeira cartilha orientativa durante o treinamento dos executivos, na sede da Fiemt, em Cuiabá. A publicação trata da importância da Contribuição Patronal Sindical, e a segunda sobre Orientação Trabalhista, está em finalização e logo também será disponibilizada para os filiados.Serão elaboradas 10 cartilhas orientativas em 2013.

O projeto foi idealizado pela superintendente com a proposta de incentivar a organização para o crescimento do segmento florestal.

A primeira cartilha traz entre seus tópicos esclarecimentos sobre quando a lei de contribuição patronal foi criada para quem e a quem ela serve. Também as porcentagens e prazos para serem pagos corretamente bem como as penalidades a que o empresariado está sujeito caso não as cumpra.

A segunda aborda medidas de proteção ao trabalhador, o empresário deve estar atento para evitar acidentes e prejuízos trabalhistas. Sendo assim, apresenta um panorama geral da legislação sobre o assunto e como a empresa deve agir para garantir o bom andamento do trabalho nesse sentido.

As demais cartilhas estão em fase de elaboração e serão lançadas ao longo do ano de 2013 sempre com a logística de instruções antes de serem distribuídas. A superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Cipem explicou aos executivos que a cartilha tem como meta otimizar o bom uso por parte dos empresários para que não tenham problemas nas áreas de discussão propostas.

A iniciativa foi bem recebida entre os Executivos dos sindicatos que precisam dar respostas cotidianamente aos empresários. "É muito importante um instrumento como esta cartilha que explica detalhadamente, e será um canal para tirar as dúvidas tanto dos empresários quanto dos dirigentes dos sindicatos", destacou Valdiney Bento, do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno).