NOTÍCIAS Ver Todas

Cipem discute ferramentas para fortalecimento do PDF

Data: Quinta-feira, 21/03/2013 09:14
Fonte: Assessoria Cipem-MT

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), João Carlos Baldasso, se reuniu com o presidente da Arefloresta, Fausto Takizawa e o representante da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), José Juarez Pereira de Faria, para nivelar as informações sobre o Programa de Desenvolvimento Florestal (PDF) e para tratar das políticas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), ferramenta que possibita o fomento da atividade econômica do segmento madeireiro.

Os APLs são aglomerações de produtores e empresas de uma cadeia produtiva principal, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, assim as empresas irão vender mais, diminuir custos, produzir uma política local, qualificação de mão de obra, infraestrutura e aumentar a competitividade, firmando as chances de sobrevivência e crescimento.

De acordo com Baldasso, presidente do Cipem, é necessário que os empresários conheçam e se envolvam no desenvolvimento das políticas dos APLs, para que o setor de base florestal consiga avançar e promover a convergência com as demais políticas de Governo e das Instituições de apoio não governamentais. “O PDF irá fazer o diagnóstico levantando os potenciais do setor e com os APLs as empresas se tornarão mais fortalecidas, pois, juntas, criam um grupo articulado e importante para a região, abrindo espaço para a interação com o governo, associações empresariais, associações de produtores órgãos públicos, instituições de crédito, ensino e pesquisa”, avaliou.

Em 2012 foram criados os APLs das Florestas Plantadas e Sistemas Agrossilvipastoris do Portal da Amazônia do Estado de Mato Grosso para a região Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Médio Norte. O técnico da Sicme, explicou que os APLs têm incentivado os micro e pequenos empreendedores. "Aqueles que se agregam têm impostos mais baratos, treinamentos e cursos de qualificação que propiciam a troca de experiência assídua", ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, os superintendentes do Cipem, Silvia Fernandes e o Ramiro Azambuja.

Histórico- O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criou em 2004 o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL). Em parcerias com outras instituições o Governo Federal e Estadual, por meio da Sicme, criou, em 2005, o Núcleo Estadual de Trabalho dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso (NET APL/MT), ficando a citada secretaria responsável por gerir a aplicação dos recursos que são destinados pelo governo Federal.