NOTÍCIAS Ver Todas

Indústrias filiadas ao Simno discutem implantação de termelétrica e fábrica de briquete em Juína

Data: Segunda-feira, 26/03/2012 09:15
Fonte: Assessoria do SIMNO

Termina dia 30 o prazo para informar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a destinação dos resíduos sólidos que são produzidos pelas indústrias. O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (Simno) se mobiliza para encontrar a saída mais viável.

No final da manhã desta terça-feira (26), a diretoria manteve reunião com os empresários do setor, na sede do Simno, em Juína. A instalação de uma termelétrica ou uma fábrica de briquete foi o assunto tratado pelos empresários que, de imediato, se mostraram favoráveis às alternativas.

"É preciso agora fazer um estudo de viabilidade econômica com um engenheiro que já lida com termelétricas. Iremos também visitar a existente na cidade de Aripuanã para que possamos conhecer melhor o processo", informou o presidente do sindicato, Roberto Rios.

Rios disse ainda que os recursos para a instalação de uma termelétrica em Juína viriam através de financiamento junto ao Banco da Amazônia. Na reunião foi discutido se a melhor forma de administrá-la seria por uma empresa com sócios ou por sistema cooperativo.

Até mesmo um local próximo ao aterro sanitário foi previamente cedido pelo Prefeito Hermes Bergamim. Porém, deverão ocorrer outras reuniões, e estudos vão nortear a viabilidade do projeto, já que os custos são bem elevados.

Algo mais acessível é a fábrica de briquete, a exemplo do que já ocorre na cidade de Sinop onde a tonelada é vendida para Cuiabá ao valor de R$ 205,00.  Assim como a termelétrica, é preciso que estudos de viabilidade aconteçam para que os empresários decidam entre as duas alternativas.

Visitas devem acontecer aos municípios de Aripuanã, onde há uma termelétrica funcionando, e Sinop, com o objetivo de conhecer a fábrica de briquete, um biocombustível produzido a partir da biomassa.

Mesa Redonda da CNI em Salvador

O Presidente do Simno, Roberto Rios, participou no último dia 14 de uma mesa redonda promovida pelo Programa de Capacitação de Líderes Sindicais da Superintendência de Relações Institucionais da FIEB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e visou discutir os desafios de toda entidade de classe, que é atrair e manter associados.

Rios representou, em nome do Simno, o estado de Mato Grosso na mesa-redonda “Como atrair e manter associados”. Os empresários puderam compartilhar experiências do que vem dando certo em cada estado. Durante o encontro, o Simno apresentou suas estratégias para atrair e manter os associados, o que o torna um caso de sucesso no estado e país.

As ações da entidade nos últimos anos, como a criação de delegacias regionais no interior, fóruns ambientais, caravanas de sustentabilidade e intensas ações de comunicação para visibilidade do sindicato foram apresentadas.

“A mídia é fundamental para fazer o sindicato 'aparecer' e a atuação de um executivo contratado para dar este impulso foi uma das estratégias adotadas pelo sindicato, aumentando o número de associados de 42 para 182, em sete anos”, destacou.

FIMMA 2013

A Presidência e Diretoria Executiva do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (Simno) participou ainda da edição 2013 da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira - FIMMA Brasil, que aconteceu entre 18 à 22 de Março, na cidade de Bento Gonçalves/RS.

A FIMMA levou aos empresários o que há de mais moderno para o setor, com apresentação de produtos e máquinas de empresas de 41 países, o que viabiliza negócios em uma das seis maiores feiras do mundo no segmento. Roberto Rios representou os associados do Simno no evento e trouxe uma gama de folderes, brindes e contatos de expositores. 

"Como nem todos puderam participar, então resolvemos trazer os materiais informativos para que possam ficar a par das novidades tecnológicos que foram apresentadas na feira", disse. Kits serão montados, inclusive com fotos e vídeos, e enviados às empresas interessadas.